João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria vai realizar palestras para lembrar o Dia Mundial da Água

quarta-feira, 17 de março de 2010 - 14:34 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover, nesta quinta-feira (18), três palestras para lembrar o Dia Mundial da Água, celebrado no próximo dia 22. O evento acontecerá das 14h às 17h, no Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. A SES vai analisar a qualidade da água dos 136 municípios paraibanos com população de até 10 mil habitantes. Para isso, a SES adquiriu nove mil frascos de substrato cromogênico definido, substância que serve para fazer a análise microbiológica da água.

A chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental da SES, Hylda Lucena, disse que os substratos já foram distribuídos para os oito laboratórios que farão a análise. “Alguns municípios já começaram a fazer a coleta da água. Depois que tivermos o resultado das análises, vamos orientar os municípios, cujas amostras apresentarem algum tipo de bactéria, para que eles façam a desinfecção da água com o hipoclorito de sódio, que elimina a maioria das bactérias”, disse. Ano passado, a SES distribuiu 3.464.550 frascos de hipoclorito de sódio para os municípios paraibanos.

Controle – O monitoramento da água, em todo o País, é feito através do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano (Vigiagua), que tem entre seus objetivos, reduzir a morbimortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, melhorar as condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água para consumo humano e informar a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde.

O Vigiagua também é responsável pela coordenação do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (Sisagua), que é ‘alimentado’ com os dados dos municípios. A Paraíba possui oito laboratórios que realizam análise de água, sendo cinco do Estado e três municipais (em Cuité, Piancó e Monteiro). O Laboratório Central do Estado (Lacen), que fica em João Pessoa, é referência. Os outros laboratórios estaduais ficam em Campina Grande, Guarabira, Sousa e Patos.

Palestras – As palestras desta quinta-feira são destinadas a representantes das 12 regionais de saúde; das prefeituras da Grande João Pessoa; da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema); da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa); do Laboratório Central do Estado (Lacen), além de gerentes executivos, operacionais e chefes de núcleos da SES e outros. A primeira palestra está marcada para as 14h e abordará o tema ‘Mudanças climáticas e recursos hídricos: um desafio para o Nordeste’, com a professora e doutora em Recursos Naturais da Universidade Federal da Paraíba, Ana Cláudia Braga.

Em seguida, às 14h50, será realizada a palestra sobre ‘Água limpa para um mundo saudável’, que será proferida pela gerente de controle de qualidade da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ana Carolina Lemos. A última palestra será às 16h, com o coordenador do Laboratório de Água da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Osman de Oliveira, que falará sobre a ‘Aplicabilidade da portaria nº 518 no controle da qualidade da água para consumo humano’.

Capacitação – No próximo dia 24, a SES fará uma capacitação sobre ‘Coleta e desinfecção da água’ para os técnicos das 12 gerências regionais de saúde, que atuam no Vigiagua. O treinamento acontecerá das 8h às 17h, na sala da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que fica na sede da SES, na Capital.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB