João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria solicita dados sobre pacientes que usam insulina

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 - 15:01 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está solicitando das 12 gerencias regionais o envio de dados sobre pacientes que usam insulina. As informações servem para garantir a distribuição, já que o Ministério da Saúde repassa para a SES a medicação de acordo com as planilhas de atendimento que são enviadas pelas gerências. Em janeiro, chegaram cerca de 40 mil insulinas do tipo NPH e 2.500 da regular (tipo mais específico para pacientes que precisam de uma ação mais rápida da medicação no organismo).

A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho de Oliveira, enviou um documento solicitando das gerências regionais o repasse das informações. Segundo ela, a distribuição de insulina pelo MS vem sendo feita a cada dois meses.

“Precisamos ter estes dados sobre os pacientes que usam a insulina para poder informar ao Ministério da Saúde, porque a quantidade que eles enviam depende do número de pessoas que usam esta medicação no Estado. Tem municípios que não atualizaram os dados desde setembro do ano passado”, alertou.

Diabetes – Existem vários tipos da doença. Os mais comuns são do tipo 1 (diabetes mellitus insulinodependente), que atinge mais crianças, jovens e adultos jovens e necessita de insulina para o seu controle, e do tipo 2 (diabetes mellitus não insulinodependente), que aparece geralmente após os 40 anos de idade.

O acompanhamento do paciente com diabetes deve ser feito pelos municípios através das unidades de saúde da família. De acordo com dados parciais da SES, na Paraíba existiam 592 pessoas com a doença em 2010 e, no mesmo ano, 1.222 morreram com diabetes. Outras informações sobre a doença podem ser obtidas com a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Gerlane Carvalho de Oliveira, pelos telefones 3218-7324/7439.