João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria realiza confraternização natalina de grupos de idosos, em JP

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 - 18:08 - Fotos: 
Mais de 500 idosos participaram nesta sexta-feira (18) da festa de confraternização natalina promovida pela Coordenação da Política Estadual do Idoso, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH). A festa ocorreu na sede recreativa da PBPrev, no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, anunciou a parceria dos Centros Sociais Urbanos (CSUs) com a PBPrev para utilização do espaço recreativo por grupos de idosos inscritos nos  serviços de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Humano. O local será usado para hidroginástica e vivências de lazer dos idosos. “É mais um espaço que vamos destinar às atividades com grupos de idosos”, disse.

Durante a festa, aconteceram apresentações musicais com o Coral ‘Fio de Prata’ e a dupla ‘Alfredo e Consuelo’. Os grupos de terceira idade foram reativados nos 16 Centros Sociais Urbanos do Estado e no Centro de Convivência do Idoso, no bairro do Castelo Branco. Cerca de 950 idosos são atendidos por mês com palestras, atividades físicas, oficinas de arte, aulas de pintura, de alfabetização e tratamento fisioterápico.

A secretária lembrou que o ano de 2009 foi marcado por ações voltadas às pessoas da terceira idade. Ela citou como exemplo a criação oficial da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, com a sanção da lei que criou o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idoso.

Compromisso – Giucélia Figueiredo também reafirmou o compromisso da continuidade em 2010 da política de defesa da pessoa idosa, que será feita de forma articulada com os setores de Segurança, Saúde e Educação. “A missão do Conselho será discutir, analisar e propor políticas públicas que melhorem a vida de quem chegou à terceira idade”, disse.

Outro ponto importante citado por ela foi a lei que regulamenta a gratuidade das passagens nas viagens intermunicipais. A secretária lembra que toda empresa que faz viagem intermunicipal é obrigada a conceder duas passagens gratuitas, por ônibus, ao maior de 65 anos. Se esses assentos forem vendidos, a empresa tem que dar desconto de 50% na passagem vendida do terceiro idoso em diante. “Estamos comemorando os avanços e buscando planejar ações para atender a demanda em 2010”, disse a secretária.

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH