João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria realiza conferência no Hotel Tambaú

sexta-feira, 26 de março de 2010 - 13:36 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar a Conferência de Saúde Mental da 1ª Macrorregional, nas próximas terça e quarta-feira (30 e 31), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. O tema central é a ‘Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios’. As equipes organizadoras da conferência se reuniram, esta semana, para definir os últimos detalhes do encontro, que deverá reunir representantes de 64 municípios, que formam a 1ª Macrorregional de Saúde. O evento é uma etapa preparatória para a III Conferência Estadual de Saúde Mental, que deverá acontecer nos dias 12, 13 e 14 de maio.

Os debates da conferencia da 1ª macro serão conduzidos em torno de três eixos: ‘Saúde mental e políticas de Estado’; ‘Consolidação da rede de atenção psicossocial e fortalecimento dos movimentos sociais’ e ‘Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial’.  Segundo Sylvana Melo, técnica do Núcleo de Saúde Mental da SES, o objetivo é discutir junto aos municípios os avanços e obstáculos para a consolidação da Reforma da Assistência Psiquiátrica na Paraíba. “Depois das etapas regional e estadual, que serão realizadas de maneira democrática e participativa, iremos encaminhar as propostas para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental”, disse.

Participação de usuários – Para cada eixo da conferência da 1ª macrorregional haverá um palestrante e um usuário do sistema de saúde mental.  Segundo Clara Carvalho Carneiro da Cunha, do setor de Educação Permanente em Saúde, estão confirmados três palestrantes. A psicóloga do Movimento de Luta Anti-manicômio, Nelma Meloe, vai falar sobre o primeiro eixo (Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais).

Para discutir o 2º eixo Eixo (Consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais) foi confirmado o sociólogo Denis Petuco. Para conduzir as discussões do 3º eixo – Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial – foi confirmada a presença do psicólogo Aluízio Brito.

Preparação – Antes da III Conferência Estadual, marcada para os dias 12,13 e 14 de maio, acontecerão conferências preparatórias nas quatro macrorregionais de Saúde, que englobam todos os 223 municípios da Paraíba. Todas as conferências realizadas na Paraíba têm o objetivo de discutir diretrizes sobre a saúde mental, que serão debatidas na IV Conferência Nacional, que será em Brasília, entre os dias 27 e 30 de junho.     

 

 
Da Assessoria de Imprensa da SES-PB