João Pessoa
Feed de Notícias

Secretária reafirma compromisso da gestão estadual de melhorar a qualidade de vida dos paraibanos

quarta-feira, 21 de outubro de 2009 - 18:36 - Fotos: 

A secretária-executiva da Saúde do Estado, Lourdinha Aragão, reafirmou nesta quarta-feira (21), na Assembléia Legislativa, o compromisso do Governo do Estado com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que servem de parâmetro para ações nas comunidades, ajudando a transformar a sociedade e a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Lourdinha representou o governador José Maranhão durante sessão especial, proposta pelo deputado estadual Rodrigo Soares (PT), para comemorar o lançamento da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil na Paraíba, que ocorreu em agosto.

“Queremos reafirmar o compromisso do Governo do Estado com os municípios para fortalecer e apoiar ações que possam contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Entre os objetivos estão o combate à Aids, à malária e a redução da mortalidade infantil. Dentro desse foco, ressaltamos que a Paraíba assinou, recentemente, um pacto muito importante com o Ministério da Saúde para reduzir a mortalidade infantil, pacto esse que atingiu os 21 municípios onde os índices se apresentavam maiores”, disse Lourdinha, se referindo ao Pacto de Redução da Mortalidade Infantil, assinado em maio entre o Governo do Estado e 21 municípios paraibanos.

Contribuição – Lourdinha lembrou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando diversas ações para melhorar a estrutura da rede hospitalar do Estado, de forma a contribuir com a meta de atingir três dos oito ODMs (reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes e combater a Aids/HIV, a malária e outras doenças).

“O Estado está aumentando o numero de leitos em unidades neonatais, ampliando o número de bancos de leite humano, capacitando os hospitais para serem amigos da criança e desenvolvendo ações de qualificação, tanto da atenção básica, como dos profissionais que trabalham nos hospitais. Isso tudo, de uma forma parceira e sincrônica, certamente há de ter o resultado que se espera”, afirmou.

Rodrigo Soares disse que a Assembleia Legislativa é um espaço privilegiado e, por isso, não poderia deixar de discutir os ODM.  “A Assembléia Legislativa é a caixa de ressonância da nossa sociedade e nós não podíamos deixar de ter, de maneira alguma, na nossa Casa, um momento para tratar dos ODM. Por isso, resolvemos prestar essa homenagem, lançado aqui na Casa, a terceira versão do Prêmio ODM Brasil, que precisa ser abraçado por toda a sociedade, para que possamos monitorar as gestões públicas para saber se estão cumprindo com cada um dos ODM”, observou o parlamentar.

Objetivos – Os oito objetivos foram estabelecidos em 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais. Os outros cinco são: erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre sexos e a autonomia das mulheres, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Todos os 191 estados que fazem parte das Nações Unidas, assumiram o compromisso de atingir os objetivos, até 2015.

O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 para sensibilizar prefeituras, empresas e organizações sociais a implantar ações que contribuam para alcançar as metas do milênio. As inscrições para a 3ª edição do prêmio se encerraram no dia 2 de outubro.

Além de Lourdinha e Rodrigo Soares, participaram da mesa de abertura dos trabalhos da sessão especial, a coordenadora do Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves; a presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcela Sitônio; o diretor-adjunto da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Alberto Carlos Gomes, e a gerente geral de Pessoas do Banco do Brasil, Francisca Sampaio. 

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB