João Pessoa
Feed de Notícias

Secretária profere palestra para estudantes de comunicação da UFPB

segunda-feira, 15 de abril de 2013 - 19:15 - Fotos:  João Francisco / Secom-PB

A secretária de Estado da Comunicação Institucional, Estela Bezerra, ministrou, na tarde desta segunda-feira (15), palestra para estudantes de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Ela foi convidada pelo Centro Acadêmico do curso de Rádio e TV da UFPB.

O diálogo com os estudantes foi uma oportunidade para que a secretária esclarecesse diversas dúvidas dos discentes surgidas durante a graduação sobre a função da Secretária de Comunicação do Governo da Paraíba, bem como o trabalho desenvolvido pelo corpo de assessores, principais áreas de atuação, veiculação de propaganda institucional e o relacionamento com a imprensa local e nacional.

“É muito positivo quando uma instituição de ensino se interessa em saber qual a dinâmica do nosso trabalho. Saber que existe um limite de promover a imagem do Estado e ao mesmo tempo fazer com que a população conheça onde o Governo tem investido com recursos públicos que é de total interesse público. Além disso, é dever da comunicação desenvolver campanhas educativas que mudem os conceitos e a mentalidade para o bem social que nenhuma outra imprensa fará”, destacou Estela Bezerra.

A secretária de Comunicação iniciou a palestra explanando sua trajetória como estudante de jornalismo da instituição, a inserção no mercado de trabalho e o ingresso na carreira política, advinda das lutas do movimento cultural, de mulheres e o diálogo com movimentos sociais. Depois, discursou sobre seu papel de gestora ao assumir a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de João Pessoa, seguida do cargo de secretária de Transparência Pública e de Planejamento até sua atual gestão à frente da Secretaria de Comunicação Institucional do Governo da Paraíba.

Ao final do diálogo com os estudantes, a secretária Estela Bezerra salientou a iniciativa do curso com a promoção do debate. “Na universidade é o melhor momento para provocar o diálogo, pois é um meio de transformação e de interação. É bom ouvir várias vertentes para que o aluno saiba se posicionar mais, adquira vários conhecimentos e construa um senso crítico”, comentou.

Para o estudante do 3º período de Jornalismo e mediador do diálogo, Rodolfo Oliveira, a presença da secretária no meio acadêmico é uma forma de ampliar o conhecimento acerca do funcionamento atual da comunicação no Estado. “É muito importante trazer e pensar temas que não vimos em sala de aula. Isso nos leva a esclarecer questões jornalísticas e institucionais que nos ajudarão certamente quando sairmos da universidade para encarar o mercado de trabalho”, enfatizou o estudante.

O coordenador geral do Centro Acadêmico de Rádio e TV da UFPB, Felipe Faustino, ressaltou a importância de iniciativas como esta para ampliar o conhecimento dos alunos. “Sentíamos que existia uma carência por parte dos alunos de saber como funcionava a Secom e seu relacionamento com a imprensa. Por isso, não podíamos deixar que eles concluíssem o período e saíssem da universidade sem este conhecimento. Depois da palestra é possível ver no rosto de cada estudante sua satisfação e, com certeza, muitos aprendizados adquiridos”, disse o estudante do 7º período que fez parte da organização do evento.