Fale Conosco

4 de maio de 2009

Secretaria pretende traçar Plano Estadual de Segurança Pública para a Paraíba



Mais uma audiência para discutir segurança pública na Paraíba será realizada pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social do Estado, nesta quarta-feira (6), às 9h. Desta vez, o evento vai acontecer no auditório do SESC da cidade de Campina Grande, que é um dos 39 municípios do Planalto da Borborema cobertos pela 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Essa será a terceira de uma série de audiências públicas que estão reunindo representantes da sociedade civil e a cúpula da segurança em todas as dez sedes de Delegacias Regionais de Polícia Civil (DRPCs) do Estado. A iniciativa tomada pelo secretário Gustavo Ferraz Gominho tem como objetivo traçar um Plano Estadual de Segurança Pública para a Paraíba.

“Os índices de criminalidade não são uniformes, não seguem um modelo, e por isso devem ter um tratamento diferenciado. Daí a idéia de ir a cada região, escutar as queixas e sugestões do povo, que é quem mais sofre com a falta de segurança”, esclareceu o secretário.

No mês de abril, as audiências aconteceram nas cidades de João Pessoa e Guarabira, nos dias 15 e 16 respectivamente, e foram marcadas pela participação popular e de autoridades municipais e regionais.

Em Guarabira, uma das sugestões do público foi a de escolher a cidade para execução de um projeto piloto de Combate Emergencial à Criminalidade, além da instalação de uma Delegacia Especializada da Infância e Juventude e de um Centro de Reabilitação de Menores infratores no município.

Em João Pessoa, o secretário anunciou, entre outras medidas, a reformulação da Operação Manzuá, que vai trabalhar com barreiras móveis ainda este ano.

Além do secretário da Segurança, estarão presentes na audiência de Campina Grande o delegado geral de Polícia Civil, Canrobert Rodrigues; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Jácome Soares de Carvalho; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Luís do Nascimento, e o superintendente do Detran/PB, coronel Américo José Estrela Uchôa.