Fale Conosco

25 de janeiro de 2013

Secretaria Nacional de Segurança Pública abre inscrições para ensino a distância



Estão abertas desde esta quinta-feira (24) até o dia 30 as inscrições para os cursos a distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Neste ciclo de aulas, o primeiro de 2013, estão à disposição de policiais civis, militares, agentes penitenciários e servidores administrativos dos órgãos de segurança 71 cursos com 60 e 40 horas/aula, a exemplo de Análise Criminal, Combate a Lavagem de dinheiro, Gerenciamento de crises, Tráfico de Seres Humanos e Introdução à atividade de Inteligência e Filosofia de Direitos Humanos aplicados à atuação policial. As inscrições são realizadas pelo acesso ao endereço www.mj.gov.br/ead.

De acordo com a tutora máster da Rede EAD Senasp na Paraíba, Maria José Souza Borges, atualmente o Estado tem cadastrados na Rede Nacional de Ensino a Distância para a Segurança Pública da Senasp 9.543 policiais militares, 1.510 policiais civis, 1.199 bombeiros, 1.135 agentes penitenciários e 69 servidores administrativos. “Desses, 65 são tutores, que se dedicaram a 5.387 alunos matriculados em todo o ano de 2012, dos quais 3.737 foram aprovados”, explicou Maria José.

Para o secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, a participação dos policiais e bombeiros nos cursos oferecidos pelo Ministério da Justiça é importante, pois proporciona capacitação continuada. “Os cursos podem ser feitos em casa, no fim de semana e o material é disponibilizado para acesso mesmo depois de finalizadas as aulas, além de que as avaliações da Rede EAD Senasp são criteriosas e por vezes presenciais. Esse conhecimento associado à capacitação oferecida pela Secretaria da Segurança por meio da Academia de Ensino de Polícia – Acadepol – faz diferença no dia-a-dia e no atendimento à população”, destacou.

Rede EAD Senasp – Criada em 2005 pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, em parceria com a Academia Nacional de Polícia, a Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD Senasp) é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública em todo o Brasil, que tem como objetivo viabilizar o acesso desses profissionais à capacitação continuada, independentemente das limitações geográficas e considerando as peculiaridades institucionais existentes.

A Rede possibilita aos Policiais Federais, Rodoviários Federais, Civis, Militares, Bombeiros Militares, Profissionais de Perícia Forense, Guardas Municipais, Agentes Penitenciários Estaduais, acesso gratuito à educação continuada, integrada e qualificada. Além disso, está implementada nas 27 Unidades da Federação, por meio de 270 Telecentros, já instalados nas capitais e principais municípios do interior.

Os cursos são disponibilizados através de ciclos. A cada ano realizam-se 3 ciclos de aulas dos quais participam, aproximadamente, 100 mil alunos por ciclo. São mobilizados dois mil tutores ativos para as mais de duas mil turmas, que contam com até 50 alunos por sala virtual.