João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria faz seminário regional sobre o Programa Mais Educação

terça-feira, 20 de outubro de 2009 - 18:45 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), por sua Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, realiza nestas quinta (22) e sexta-feira (23) o Seminário Regional do Programa Mais Educação. O evento ocorrerá no Hotel Nethuanah, no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa. O programa também será tema de discussão em audiência pública a ser realizada às 15h desta quarta-feira (21), no auditório João Eudes da Assembléia Legislativa da Paraíba, com a participação do Ministério Público Estadual e de técnicos do Ministério da Educação.

O seminário é destinado a gestores das escolas onde funciona o programa e tem início às 9h, com apresentação cultural e exibição do panorama nacional e regional do Mais Educação. Em seguida, os participantes farão visitas a três escolas da Capital onde a ação é desenvolvida e aos painéis das escolas que trabalham com a metodologia de ensino, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

À tarde, o público será reunido em grupos de trabalhos para troca de experiências sobre o programa, além de propor caminhos comuns no âmbito regional e nacional para a consolidação da Educação Integral ante o direito de aprender. A partir das 19h, haverá uma conferência para reflexão e aprofundamento do debate em torno da Educação Integral no Brasil.

Na sexta-feira (23), os trabalhos serão retomados a partir das 9h com apresentação cultural e a continuidade das discussões sobre o tema. Às 14h, tem uma plenária sobre ‘Inéditos viáveis do Mais Educação para implementação de uma política de educação integral no Brasil: caminhos comuns’. Em seguida, ocorre o encerramento do evento.

A Paraíba foi contemplada com a adesão de 57 escolas de ensino fundamental da rede estadual nos municípios de João Pessoa (43), Bayeux (4), Cabedelo
(03) e Santa Rita (07) ao Mais Educação. Elas irão funcionar com um mínimo de 100 alunos em horário integral, permanecendo na escola por no mínimo oito horas diárias, onde além das disciplinas do currículo da base comum, esses alunos terão oficinas pedagógicas complementares de esporte e lazer, arte e cultura, acompanhamento pedagógico, inclusão digital e educomunicação, entre outras.

Da Assessoria de Imprensa da SEEC