João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria Executiva de Juventude realiza segunda Reunião do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas

terça-feira, 24 de março de 2015 - 17:30 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), por meio da Secretaria Executiva de Juventude, realizou, nesta segunda-feira (23), a segunda reunião do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude. O Comitê, que é formado por 28 secretarias e órgãos do Governo do Estado, pautou, em reunião, a aprovação do Regimento Interno, o Plano Plurianual 2016-2019, o Planejamento das Ações 2015, bem como o Mapeamento dos Programas e Ações de cada secretaria/órgão/entidade/serviço do Governo Estadual, voltadas para as Juventudes.

Dos representantes convidados de secretarias, órgãos, entidades e serviços do Governo da Paraíba, compareceram à reunião a Secretaria do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, Secretaria de Estado do Governo, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria do Desenvolvimento Humano, Secretaria da Cultura, Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria da Segurança e Defesa Social, Secretaria da Administração Penitenciária, Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Secretaria da Comunicação Institucional, Secretaria do Orçamento Democrático, Fundac, Sine, Cendac, Cooperar, Procase, Sudema e Detran.

De acordo com a secretária Executiva de Juventude, Priscilla Gomes, as perspectivas para este Comitê são as melhores, tendo em vista que a Juventude perpassa por todas as políticas públicas estabelecidas pelo Governo, promovendo diálogo e cooperação, permitindo assim, uma sistematização de forma estratégica e compartilhada das políticas públicas para este segmento. Ainda de acordo com a secretária, “nunca na história do nosso Estado, podemos constatar tal preocupação do Poder Público para com a juventude. O Coijuv traz para si a responsabilidade de pautar ações e efetivar políticas públicas para as juventudes. Dessa maneira, almejamos trabalhar de acordo com as propostas levantadas nas etapas estaduais da 1º e da 2º Conferência de Juventude, das demandas do Orçamento Democrático Estadual e as rodas de diálogos, realizadas pela Secretaria Executiva de Juventude, com os diversos segmentos juvenis. Com isso, teremos subsídios concretos para planejar, executar, acompanhar e avaliar tais ações, por secretarias, resultando em avanços para a juventude paraibana, valorizando o seu papel de protagonismo e oferecendo meios para valorização da vida”.

O Coijuv contará com três eixos de trabalho, que são: Desenvolvimento Integral: Educação, Trabalho e Tecnologias de Informação; Qualidade de Vida: Saúde Integral, Meio Ambiente, Esporte, Lazer e Cultura; Direitos Humanos: Vida Segura e Valorização das Diversidades. Tais Núcleos Temáticos têm entre suas atribuições, construir diretrizes de formulação, de gestão, e de avaliação de Políticas Públicas de Juventude, planejadas e executadas pelo Governo da Paraíba.

O Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude da Paraíba é um instrumento permanente que visa à integração, gestão e monitoramento das políticas públicas executadas pelo Governo Estadual para a juventude, e foi instituído no último dia 4 de março de 2015, através do Decreto nº 35.743.

O secretário Executivo do Coijuv, Neto Albuquerque, discorreu sobre a importância desta indicação e ressaltou o papel do Comitê: “Me sinto honrado com a indicação. Compartilhar, construir e executar são três palavras chaves que nortearão os trabalhos dos membros deste comitê, que terão o grande desafio de levar para a juventude, maiores possibilidades de acesso as políticas públicas, permitindo transformar a realidade e propiciar maiores perspectivas de futuro”.