João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria Estadual de Saúde vai mobilizar 4.210 profissionais

quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 14:01 - Fotos: 
Tudo pronto para a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, na Paraíba. A abertura oficial acontece às 8h30 deste sábado (19), no pátio do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa. Serão 1.520 postos de vacinação, entre fixos e volantes, distribuídos nos 223 municípios da Paraíba.

O ‘Dia D’ (sábado) vai mobilizar 4.210 profissionais de saúde, em todo o Estado. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das 316.743 crianças paraibanas menores de 5 anos, contra a paralisia infantil.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu 450 mil doses da vacina nas 12 regionais de saúde do Estado. As doses já estão disponíveis em todos os postos de saúde dos 223 municípios. ‘Não dá pra vacilar. Mais uma vez tem que vacinar’ é o slogan adotado pelo Ministério da Saúde, para esta segunda fase. “Todas as crianças que tomaram ou não a primeira dose da vacina na campanha de junho, devem tomar o reforço neste sábado.
Somente vacinando indiscriminadamente o maior número possível de crianças menores de 5 anos, vamos manter a pólio erradicada e combater a circulação do poliovírus selvagem na Paraíba e no País”, disse o coordenador do Núcleo de Imunização da SES, Walter Albuquerque.

O último caso de paralisia infantil no Brasil aconteceu no município de Sousa, na Paraíba, em 1989. Este é o 20º ano sem a doença no País e o 29º da campanha, planejada pelo Ministério da Saúde e executada pelos Estados e municípios. “A poliomielite pode provocar sequelas permanentes ou levar à morte.

O Brasil tem conquistado índices satisfatórios de coberturas vacinais na rotina da rede pública de saúde. O nosso desafio agora é que os municípios brasileiros alcance, de forma homogênea, coberturas vacinais mínimas de 95% da população-alvo”, explicou.

Abertura – A abertura oficial, que acontece às 8h30 no pátio do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, no bairro de Jaguaribe, deverá contar com as presenças do governador José Maranhão; do secretário da Saúde, José Maria de França e outras autoridades.

Será oferecido um café da manhã às crianças, com a distribuição de camisetas alusivas, brincadeiras com Zé Gotinha e Mamãe Gotinha e apresentação da banda de música da Polícia Militar. As crianças também irão se divertir nos brinquedos que serão instalados no local.

Assessoria de Imprensa da SES-PB