Fale Conosco

29 de maio de 2009

Secretaria entrega prêmio aos vencedores do Festival de grafitagem



O ‘Festival de Grafitagem: Todos Contra o Tabagismo’, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi encerrado na manhã desta sexta-feira (29), com a premiação dos vencedores. O evento foi marcado por um café da manhã, na casa de recepções Maison Blunelle, na Capital, e fez parte da programação do Dia Mundial do Tabaco, que será comemorado no próximo domingo (1º).

O primeiro lugar ficou com o grafiteiro Josinaldo Félix, o ‘Lego’, que recebeu um laptop das mãos do presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Rômulo Soares de Lima. A pintura premiada mostra um homem trancado numa cela na forma de uma carteira de cigarros com a frase: ‘Não caia nessa armadilha’.

O primeiro colocado no evento disse que a sua maior alegria não foi vencer, mas saber que o seu trabalho contribuiu para uma causa tão nobre e que merece uma atenção especial por parte das autoridades de saúde. “O tabagismo tem que ser combatido todos os dias, pois é um dos maiores males à saúde, enfrentado no mundo todo”, destacou Josinaldo Félix.

O grafiteiro Aginaldo Pereira, o ‘Giga Brow’, ficou com o segundo lugar e recebeu uma máquina fotográfica digital das mãos da gerente-executiva da Vigilância em Saúde, Cleane Toscano. A grafitagem mostra o mundo com várias pessoas usando máscaras e com a frase ‘Se você fuma o mundo todo adoece’. “Tudo que tem como objetivo o bem comum da coletividade é bem-vindo e proveitoso”, avaliou o grafiteiro.

‘Não entre nessa onda’, trabalho que mostra um surfista numa onda cheia de cigarros foi premiada com o terceiro lugar. O grafiteiro Jailson José Barbosa, o ‘Múmia’, recebeu como prêmio um kit de tintas das mãos da gerente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, na Paraíba, Rosângela Barreto. “Através dessa oportunidade estamos tendo a nossa arte reconhecida”, disse José Jailson Barbosa.

A secretária-executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, que representou o secretário José Maria de França no evento, disse que o Governo do Estado tem se empenhado na realização de campanhas de conscientização, buscando prevenir e combater não só o tabagismo, como também outras doenças. “Temos procurado desenvolver e incrementar ações e projetos na área de saúde pública visando melhorar a qualidade de vida do cidadão paraibano”, frisou a secretária.
 
Assessoria de Comunicação da SES/PB