João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria e municípios participam de oficina sobre saúde bucal, nesta 6ª

quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 18:10 - Fotos: 

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dos municípios de João Pessoa, Sousa e Alagoinha participam nesta sexta-feira (18) de uma oficina para traçar o plano de trabalho da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Projeto SB Brasil 2010, que vai permitir um diagnóstico atual da saúde bucal dos brasileiros. O evento acontece a partir das 8h, no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), em João Pessoa. Esses três municípios paraibanos foram selecionados pelo Ministério da Saúde (MS) para fazer parte do estudo. A última pesquisa realizada pelo Governo Federal é de 2003. 

“Pelos resultados da nova pesquisa, vamos poder saber a realidade da saúde bucal dos paraibanos e, a partir desse diagnóstico, criar estratégias junto aos municípios, com o objetivo de melhorar os índices. Mas, independente dos resultados, já começamos a trabalhar e a nossa primeira providência foi elaborar um projeto para fluoretação da água para reduzir, em 50%, o índice de cárie na população das regiões polarizadas por João Pessoa e Campina Grande.

O projeto, que, futuramente, se estenderá para outros municípios, já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde e enviado à Fundação Nacional de Saúde, para avaliação”, disse Niedja Rodrigues, gerente da Atenção Básica em Saúde da SES.

Durante a oficina, os participantes vão conhecer o modelo operacional da pesquisa, que vai investigar a prevalência e gravidade de vários problemas bucais – como a cárie dentária em coroa e raiz e o traumatismo dentário – bem como descobrir a condição periodontal (gengiva, ligamento, cemento e osso) e de fluorose (excesso de flúor) dentária nas pessoas. A amostra será composta por 150 municípios distribuídos nas cinco regiões brasileiras. A data do inicio da pesquisa será definida durante o encontro.

Na Paraíba, a pesquisa será coordenada pela Gerência de Atenção Básica em Saúde e terá como referência técnica o Centro Colaborador em Vigilância em Saúde Bucal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados serão coletados nas unidades básicas de saúde, pelos odontólogos, a partir da ficha ambulatorial dos pacientes. A SES vai dar o apoio logístico aos municípios, em todas as etapas da pesquisa.

Além dos técnicos da SES, deverão participar da oficina, representantes das secretarias de Saúde dos três municípios selecionados para a pesquisa; Conselho Regional de Odontologia; Associação Brasileira de Odontologia; Sindicato de Odontologia; Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa). 

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB