Fale Conosco

24 de novembro de 2011

Secretaria e conselho lançam edição 2012 do Portal Criança.PB



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PB) lançam, nesta sexta-feira (25), às 14h, no auditório da PBPrev, em João Pessoa, o projeto Criança.PB 2012. Na ocasião, serão entregues dois mil DVDs da série “Juventude Vendida” à Secretaria de Estado da Educação (SEE), que deverá distribuir o material nas escolas da rede pública estadual.

Entre as ações do projeto Criança.PB, será relançado o site que atua na garantia de direitos de crianças e adolescentes, numa interface com a mídia local, governo e entidades não-governamentais. A ação visa ainda capacitar profissionais da imprensa a aplicarem as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente no tratamento de reportagens que envolvam a temática criança e adolescente.

“A falta de divulgação da garantia de direitos de crianças e adolescentes como estabelece a Lei Federal 8.069/90 (ECA) retrata o desconhecimento da população para com o seu papel diante dos absurdos que se apresentam e da possibilidade de participar do Controle Social, bem como do pobre entendimento sobre quais atividades são desenvolvidas pelos órgãos destacados no Estatuto, a exemplo dos Conselhos de Direitos e Tutelares, entidades de atendimento, Ministério Público, Poder Judiciário, delegacias especializadas e outros”, disse a secretária Aparecida Ramos.

Capacitação – De acordo com a jornalista responsável pelo projeto, Janaína Araújo, será realizada uma série de ações a fim de compreender e desenvolver o senso crítico sobre os meios de comunicação locais. Haverá seminários com conselheiros tutelares, jornalistas e operadores de segurança e direito.

A meta, segundo ela, é aumentar a base teórica e crítica para o desenvolvimento de produtos comunicacionais preocupados com questões sociais contemporâneas. “Essas ações também procurarão fazer com que o indivíduo saia do senso comum e analise a fundo as questões e pontos de vista, para que a cidadania de crianças e adolescentes não seja apenas garantida nos papéis, mas que seja efetivada na prática”, explicou.

Premiação – Está prevista ainda a 2ª Edição do Concurso de Jornalismo, com premiação para jornalistas e fotógrafos, além da publicação de livro com uma análise de mídia em educação, saúde e violência em cima das notícias publicadas em cinco jornais locais durante o ano de 2010.

Na área de educomunicação, alunos de cinco escolas públicas atuarão como protagonistas na produção de programas de rádio sobre o Sistema de Garantia de Direitos e do ECA. O projeto é uma realização da SEDH e do Cedca-PB, com execução da ONG Amazona e patrocínio da Petrobras.