João Pessoa
Feed de Notícias

Secretária do governo federal e presidente da Famup destacam importância da criação do Conselho

quinta-feira, 25 de março de 2010 - 14:09 - Fotos: 
Os representantes do poder público estadual e de organizações e instituições da sociedade civil que tomarão posse nesta sexta-feira (26) no Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social da Paraíba (CDES/PB), participaram na manhã desta quinta-feira (25), da Oficina de Capacitação de Conselheiros. O evento, que fez parte da programação de instalação do CDES/PB, foi iniciado às 9h, no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).

Durante todo o dia, técnicos e consultores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social disponibilizaram aos conselheiros natos e titulares convidados do CDES/PB informações e experiências relevantes para o funcionamento do órgão colegiado. A programação foi aberta pelo secretário  Marcelo Weick, da Secretaria de Estado do Governo, com a participação de Esther Benergy, secretária nacional do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil.

Na ocasião, o secretário Marcelo Weick falou sobre a importância da oficina para o desempenho do CDES Paraíba. “Essa oficina é muito importante para capacitar os conselheiros estaduais, porque é através dela que nós, conselheiros, poderemos adquirir experiências do conselho nacional, que é um órgão que já existe há mais de cinco anos para que possamos desenvolver a contento as atividades do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social da Paraíba”, informou.

Durante a abertura, a representante do Conselho Nacional, Esther Benergy, explicou aos participantes sobre as atividades desenvolvidas nesse primeiro encontro, destacando os objetivos da Oficina de Capacitação. “Essa oficina tem o objetivo de interação entre os conselheiros porque é fundamental para o sucesso do CDES o dialogo dos conselheiros onde eles podem se conhecer, discutir sobre suas posições e idéias de desenvolvimento da Paraíba, ou seja, manter um conhecimento e uma relação de intimidade”, explicou.

Importância - Para o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) Buba Germano, a criação do CDES/PB é de fundamental importância para o desenvolvimento dos municípios. “A criação desse conselho é de fundamental importância porque os municípios, onde são bases da demanda dos serviços públicos, evidentemente que demanda também as necessidades e, nesse encontro nós iremos representar os sentimentos das prefeituras e municípios dentro do contexto dos órgãos governamentais e da sociedade civil organizada, prestando a nossa contribuição de forma ordenada”, destacou o presidente da Famup.

Posse - O governador José Maranhão vai presidir a solenidade de posse dos conselheiros do CDES/PB, que será realizada nesta sexta-feira (26), às 10h, no Auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa. Após a posse, haverá a I Reunião Plenária do CDES/PB, com a presença do ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, também secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CNDES).  

Além de participar da solenidade de posse do Conselho, Padilha vai, ainda, com o governador, sobrevoar obras da Translitorânea e do Centro de Convenções, em João Pessoa, visitar as obras do Hospital de Trauma, em Campina Grande, e participar da entrega das obras de reconstrução de Patos. O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social é um órgão de auxílio do governador do Estado e a ele subordinado.

 
Sua composição é de membros natos, membros indicados pelo governador e membros representantes da sociedade civil, com direito a voz e voto, além de instituições observadoras apenas com direito a voz.

O Conselho – Os membros natos são: o governador do Estado; os secretários de: Estado do Governo; do Turismo e Desenvolvimento Econômico; do Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca; Finanças; Receita; Controladoria; Comunicação Institucional; Educação e Cultura; Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; Planejamento e Gestão; Segurança e Defesa Social; Cidadania e Administração Penitenciária; Procurador Geral do Estado; presidente do Poder Legislativo; presidente do Poder Judiciário; Procurador Geral de Justiça; e o superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O CDES/PB tem como membros representantes da sociedade civil os Reitores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB); Centro Universitário de João Pessoa (Unipe); o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP); presidente da Federação do Comércio, Marconi Medeiros; a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag/PB); representante dos Trabalhadores do Estado da Paraíba através da maior Central Sindical; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba; presidente da Federação dos Municípios do Estado da Paraíba (Famup); presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa); superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado.

Teresa Duarte, com fotos de Antonio David, da Secom/PB