João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria do Desenvolvimento Humano capacita entrevistadores de 223 cidades para o CadÚnic

segunda-feira, 8 de março de 2010 - 08:34 - Fotos: 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) realiza, nesta terça-feira (9) até sexta-feira (12), a primeira fase da capacitação para formar equipes de entrevistadores nos 223 municípios da Paraíba para atuarem na utilização do novo formulário de Cadastro Único de programas sociais (CadÚnico). O evento será a partir das 9h, na Espep, em Mangabeira.

O evento vai formar uma rede de entrevistadores para coleta de informações do CadÚnico, garantindo melhor qualidade das informações e possibilitando a ampliação do atendimento do Bolsa Família.

Cerca de 450.710 mil famílias são atendidas por programas sociais no Estado e a meta é formar 500 entrevistadores. Nesta semana serão capacitadas 230 pessoas.

Segundo a gerente de Proteção Social Básica, Aldacyr Paiva, o cadastro foi reformulado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Com isso,  a nova versão será atualizada com base de dados reais dos municípios.

“O cadastro será padrão e adotado em todo o país. Esse novo formato abriu mais campos para uma pesquisa mais apurada e a orientação do MDS é que só quem pode entrevistar nas casas da família, quem passar no processo de capacitação. É uma exigência do MDS”, explica.

Segundo ela, será possível identificar melhor a questão da renda das famílias, pois será coletada melhor a situação financeira. Também será incluído mais especificamente se a família é indígena, quilombola ou cigana.

“O objetivo é coletar informações confiáveis para que a focalização dos programas atinja os reais beneficiários. Pessoas que  tem perfil e não estão nos programas deverão ser incluídas”, disse. A segunda semana de capacitação ocorrerá de 16 a 19 de março.

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH