João Pessoa
Feed de Notícias

Secretária discute em Brasília rede de capacitação para profissionais do Suas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013 - 10:20 - Fotos: 

A secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, participa nesta quinta-feira (5) de reunião da Comissão Intergestora Tripartite que discute o Capacita Suas, uma rede nacional de capacitação permanente para os profissionais que atuam no serviço, que está sendo implantada no país. Na reunião também será abordado o reordenamento de serviço de acolhimento para crianças e adolescentes.

A secretária cumpre agenda administrativa na capital federal desde a terça-feira (3), quando se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Na quarta-feira (4), participou de reunião com a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello e com a secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, para definir a agenda do aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos Estados.

Na Paraíba, a Rede de Assistência Social está em expansão com o cofinanciamento de mais Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que são unidades que acolhem e prestam serviço às pessoas que tiveram algum tipo de direito violado, além dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Também houve a ampliação de mais quatro equipamentos para pessoas com deficiência.

A secretária Aparecida Ramos, que também preside o Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), ressaltou que o Brasil tem muitas peculiaridades que precisam ser observadas pelo Governo Federal. Existem dificuldades diferentes enfrentadas pelos estados e municípios para a oferta dos serviços e manutenção de equipamentos públicos adequados. Essas diferenças de cada região devem ser respeitadas e observadas no texto final do Pacto de Aprimoramento do Suas”, frisou.