João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria debate saúde mental em conferência macrorregional

quarta-feira, 7 de abril de 2010 - 13:50 - Fotos: 
A Paraíba está discutindo a Política Nacional de Saúde Mental através de conferências. Nestas quinta e sexta-feira (8 e 9), será realizada a Conferência de Saúde Mental da 2ª Macrorregional, em Campina Grande, no Hotel MarcCenter. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os encontros, que estão acontecendo em três modalidades (por municípios, por colegiados e também por macrorregionais), são etapas preparatórias para a III Conferência Estadual, marcada para os dias 12,13 e 14 de maio, em João Pessoa, e para a IV Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, entre 27 e 30 de junho.

Durante os eventos, serão realizados debates e palestras sobre três eixos temáticos: ‘Saúde mental e políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais (financiamento, recursos humanos, modelo de gestão e protagonismo social)’; ‘Consolidação da rede de atenção psicossocial e fortalecimento dos movimentos sociais’ e ‘Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial’.

Na conferência da 1ª Macrorregional de Saúde, realizada no final do mês passado, foram eleitos doze delegados representantes dos cinco municípios participantes do evento: Mari, Riachão do Poço, Pitimbu, Caaporã e Sobrado. Em Campina Grande, as palestras têm como convidados: Nelma Melo, Terezinha Ferreira e Nazaré Zenaide, que vão apresentar os três eixos temáticos para 56 municípios que vão fazer parte da 2ª Macrorregional de Saúde.

Encontro participativo – A chefe do Núcleo de Saúde Mental da SES, Úrsula Patrícia Neves Leite, disse que estão sendo positivas as conferências. No encontro da 1ª macrorregional, que aconteceu no Hotel Ouro Branco, na semana passada, cerca de 200 pessoas debateram sobre os desafios da Política Nacional de Saúde Mental. “Acho que a conferência da 1ª Macrorregional de Saúde foi um retrato da importância e do desejo de se discutir a política de saúde mental. Saímos muito satisfeitos. Todas as propostas indicadas em cada conferência serão apresentadas na etapa estadual”, frisou Úrsula Leite.

Ela acrescentou que outro fator fundamental para as discussões é a presença do usuário da Rede de Psiquiatria e familiares de usuários nas conferências. A cada encontro, os participantes também elegem delegados que vão ser escolhidos para participar da Conferência Nacional, representando a Paraíba.
 

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB