João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Segurança e Defesa Social realiza ‘Dia de combate ao estresse’

segunda-feira, 21 de novembro de 2011 - 20:07 - Fotos: 

Segurança realiza o Dia de Combate ao Estresse. Foto: Walter Rafael/Secom-PB

Com o objetivo de disseminar atitudes que reduzam e previnam o estresse pessoal e ocupacional, alertando para os riscos de doenças físicas ou psíquicas ocasionadas pelo estresse, o Núcleo de Prevenção e Gerenciamento do Estresse, da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), em João Pessoa, realizou na manhã desta segunda-feira (21) o Dia de Combate ao Estresse, com atividades voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos profissionais de segurança pública e demais servidores da instituição.

O evento teve inicio às 7h, com uma caminhada no Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira, seguido de um café da manhã. Depois, foram realizadas as atividades multiprofissionais, como pesagem, exame de glicemia, orientações posturais e de alimentação saudável.  A programação incluiu também palestras e atividades vivenciais com a participação da psicóloga Suy-Mey Gonçalves e da fisioterapeuta Germana Lucena.

O titular da Seds, Cláudio Lima, ressaltou a importância do Dia de Combate ao Estresse e a criação do Núcleo de Prevenção como ações importantes. “O trabalho desenvolvido em segurança pública é muito estressante e nunca foi alvo de uma atenção especial. Por isso, trabalhamos para instalar um núcleo de prevenção nas instalações da Policlínica da Polícia Militar , que funcionará brevemente”, afirmou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, também presente no evento, disse que o atendimento no Núcleo de Prevenção e Gerenciamento do Estresse se dará de forma integrada buscando atender aos profissionais do Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil, e integrada também será a equipe multifuncional, com profissionais de Educação Física, Psicologia, entre outros. “Haverá um conjunto de atividades na busca pela melhoria da saúde física e mental do profissional da segurança pública, destacou.

Estatísticas – De acordo com um levantamento feito pelo Núcleo de Prevenção, 31,5 % dos profissionais sofriam de estresse, sendo que 0,8% estavam na fase de alerta. “Por isso é necessário prevenir. Podemos evitar danos, e até de incapacidades, que podem surgir desses índices de estresse”, ressaltou a psicóloga Suy-Mey Gonçalves, que deu uma palestra sobre a necessidade de trabalhar a cultura da prevenção e promoção da saúde.

Um dos participantes do evento, o sargento PM Lima disse que o trabalho de prevenção ao estresse é de grande importância para o policial. “É uma excelente iniciativa, temos certeza de que vai trazer inúmeros benefícios para nossa saúde, nossa vida em geral”, afirmou. Segundo a psicóloga Maria da Guia Lucena, gestora do Núcleo de Prevenção e organizadora do evento, a realização do Dia de Combate ao Estresse insere a Seds no rol de Instituições Estaduais que promovem o bem-estar nas relações de trabalho, com efetiva participação no combate ao estresse e na busca pela qualidade de vida.