Fale Conosco

23 de novembro de 2017

Secretaria de Saúde realiza Seminário Estadual sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança



A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza o Seminário Estadual sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC, com o objetivo de discutir a política nacional de aleitamento materno com ênfase na implantação, implementação e o monitoramento da Iniciativa no Estado. O evento acontece nesta sexta (24), na Associação de Plantadores de Cana do Estado da Paraíba (Asplan), a partir das 8h.

Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) instituições de saúde públicas e privadas que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes – NBCAL,o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher, contribuindo, assim, para a redução da morbimortalidade infantil.

Na programação serão discutidos os critérios para habilitação na IHAC, a Política Nacional de Aleitamento Materno. “A Equipe do Ministério da Saúde apresentará um Panorama Geral do Programa possibilitando aos gestores, um melhor direcionamento para tomada de decisão e ação”, explicou Morgana Agra, coordenadora da Saúde da Criança.  Também serão apresentados os resultados das reavaliações dos hospitais amigos da Criança e informações sobre o monitoramento online.

Morgana Agra lembra a importância da participação dos gestores hospitalares no evento: “O nível de responsabilidade e sensibilidade dos Gestores Hospitalares e Avaliadores da IHAC ocupam um papel fundamental na criação de possibilidades de transformação e propiciam um maior incentivo e apoio para o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da Unidade Hospitalar”. Na Paraíba 17 hospitais, todos públicos, são considerados Amigo da Criança e mais nove, inclusive dois privados, se candidataram e estão no processo de análise.