João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Saúde realiza oficina sobre o papel do apoiador regional

terça-feira, 5 de janeiro de 2016 - 16:18 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, na manhã da terça-feira (5), uma Oficina sobre o Papel do Apoiador Regional. O evento, que ocorreu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH), contou com a participação da secretária executiva de Saúde do Estado, Maura Sobreira, além de gerentes regionais de Saúde, apoiadores matriciais das GRS e gerentes da SES.

Durante toda a manhã foram discutidas questões gerais do processo de trabalho nas Regiões de Saúde, os serviços oferecidos, como o Cedmex, Atenção Básica, Núcleo de Educação Permanente, Imunização e Vigilâncias (Ambiental Epidemiológica). Também foi abordada a importância das visitas aos municípios e a organização dos serviços.

“Esse nosso encontro aqui busca reforçar importância das GRS trabalharem na perspectiva da regionalização da Atenção à Saúde aqui na Paraíba, a descentralização de serviços e de tecnologias. Estamos discutindo o papel do apoio regional, que tem como desafio exatamente dar suporte aos municípios aqui do estado e aos serviços próprios, pra que possamos ter cada vez mais serviços qualificados, humanizados e resolutivos, ampliando o acesso à população paraibana”, explicou Maura.

A secretária executiva da Saúde lembrou também que essas ações vêm sendo realizadas desde 2011, e vêm sendo reforçadas a partir de 2015. “A gente vem investindo também em capacitação para os Apoiadores Regionais, por meio de parcerias com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com a própria Universidade Federal da Paraíba”, concluiu Maura.