João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre manejo clínico da dengue

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 - 19:03 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta quarta-feira (20), uma Qualificação em Manejo Clínico da Dengue para 130 profissionais (médicos e enfermeiros) da 4ª Macro Região de Saúde, que compreende 40 municípios.  O evento foi realizado no Hotel Netuanah na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, informou que os profissionais de saúde se transformarão em agentes multiplicadores de informações para outras pessoas do seu ambiente de trabalho, de forma a nortear uma melhor condução clínica dos casos de dengue por meio de condutas e medidas adequadas.

Talita Tavares adiantou que acontecerão mais quatro qualificações para médicos e enfermeiros. “Nas cinco qualificações em manejo clínico da dengue, a gente pretende alcançar um público de 700 profissionais multiplicadores dessas informações em seus municípios”, comentou acrescentando que também será realizado um encontro com profissionais da Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais.

“Os profissionais estão e estarão seguindo todo o protocolo de manejo clínico que o Ministério da Saúde vem trabalhando desde 2011 e a qualificação tem o objetivo de fortalecer as informações para os médicos e enfermeiros”, comentou.

A abertura oficial da qualificação foi feita pela secretária executiva de Saúde, Cláudia Veras, que representou o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza. Ela destacou que o evento é de grande relevância para o Estado como também para a população. “Nós, enquanto gestores, temos o compromisso e estamos preparando esses profissionais para o enfrentamento da doença, mas a população precisa dar a sua colaboração colocando em prática ações de caráter preventivo para que juntos possamos manter a doença sob controle em nosso Estado”, afirmou.

O médico infectologista Francisco de Assis Silva e Paiva, que conduziu a qualificação, disse que esses profissionais estão sendo capacitados para conduzir e acompanhar o quadro clínico do paciente, identificar todos os casos suspeitos de dengue e tomar as medidas necessárias com vistas a evitar que casos simples se evoluam para graves e com isso evitar ou diminuir a mortalidade por causa da doença.

O médico Pablo de Almeida Leitão, que representou o Hospital Regional de Cajazeiras, afirmou que essa capacitação vai servir como atualização para os profissionais que estão conhecendo as novas diretrizes e condutas do Ministério da Saúde com relação à doença, como também como uma troca de informações e experiências com outros municípios.

O enfermeiro Francisco Pereira de Santana, do município de Lastro, avaliou que a qualificação vai servir como um reforço nas condutas e procedimentos adequados para tratar todos os casos de dengue, prestando a assistência aos pacientes com a adoção de medidas oportunas e orientações necessárias para o controle da doença.

As outras qualificações serão realizadas nos dias 27 de fevereiro, 06, 13 e 19 de março de 2013. A meta é alcançar resultados positivos junto aos indicadores de mortalidade da doença.