Fale Conosco

8 de maio de 2017

Secretaria de Saúde participa de atividades do Dia Mundial de Combate à Asma



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participa, nesta terça-feira (9), às 14h, das atividades do Dia Mundial de Combate à Asma (primeira terça do mês de maio), promovidas pela Associação Médica da Paraíba, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM). Durante toda tarde, profissionais de saúde do SUS, dos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, bem como alunos da Liga Acadêmica de Pneumologia e profissionais dos planos de saúde, receberão informações e orientações a respeito dos conceitos do diagnóstico e tratamento da asma.

“Há muita confusão entre o diagnóstico da asma e de alergias respiratórias. Por isso é importante esta atividade para orientar os profissionais a darem o diagnóstico correto”, disse a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Ndants) da SES, Gerlane Carvalho.

A asma é uma doença crônica das vias respiratórias, sendo um grande problema de saúde pública,  constituindo uma das principais causas de internação por  causas respiratórias. Nos  últimos 15 anos, houve redução da mortalidade e morbidade da doença no país, promovida, essencialmente, pela  implantação de programas de controle de asma, educação dos profissionais e a dispensação de medicamentos gratuitos na rede básica de saúde.

Programação

 

14h00 – abertura

14h10 -  diagnóstico de asma na Atenção Básica – “Quando encaminhar para o especialista”

14h35 – Manejo Clínico da Asma no Ambulatório – “Avaliando comorbidades que interferem no controle da asma”

15h00 – “Reconhecendo e tratando a exacerbação da asma”

15h25 – “Asma na Infância” – Diagnóstico e tratamento

15h50 – Coffee break