Fale Conosco

19 de março de 2012

Secretaria de Saúde já descartou 25,4% dos casos suspeitos de dengue este ano



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já descartou 25,4% dos casos suspeitos de dengue, conforme dados do boletim da 11ª semana epidemiológica, que foi de 1º de janeiro a 16 de março. Foram informados 609 casos suspeitos de dengue, e 13,3 % deles foram confirmados. Ao comparar o número de casos notificados este ano com o do mesmo período de 2011, a redução é de 83,7% em 2012.

O Diagrama de Controle, ferramenta usada na epidemiologia para identificar cursos epidêmicos das doenças que possuem potencial de disseminação, revela que a ocorrência de casos em 2012 está se mantendo abaixo da média esperada para o período, o que representa um resultado positivo.

A equipe da Gerência de Vigilância em Saúde (Gevs), em parceria com os profissionais das Gerências Regionais de Saúde (GRS) e as secretarias municipais de Saúde, está visitando os 35 municípios que receberam recurso extra do Ministério da Saúde para reforçar as ações de combate à dengue.

Os projetos dos 35 municípios foram aprovados pelo Ministério da Saúde, que garantiu repasse adicional de R$ 1,5 milhão para combater a doença. No país, 1.159 cidades foram selecionadas. A medida permitiu que os municípios recebessem 20% a mais sobre os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde.

Ao todo, foram R$ 92,8 milhões adicionais. Os planos incluem a qualificação das ações de prevenção e controle da doença. Os recursos serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos do Distrito Federal e Municipais de Saúde. As equipes da SES já visitaram as cidades de Cabedelo, Bayeux, Campina Grande, Santa Rita, Conde e Lucena.

Dados

Casos Notificados – 609

Dengue Clássica – 77

Dengue com Complicações – 2

Febre Hemorrágica da Dengue – 2

Óbitos por Dengue – zero

Descartados – 155

Em investigação – 373