João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Saúde e Hemocentro realizam mais um Dia da Faxina contra o Aedes

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016 - 19:32 - Fotos:  Ricardo Puppe

Servidores da saúde do estado saíram mais uma vez da sua rotina de trabalho, nesta quarta-feira (6), para juntos realizar mais um Dia de Faxina. A ação visa acabar com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, chikungunya e zika. Durante todo o dia, eles buscaram possíveis focos do mosquito nas dependências internas e externas das instituições. A ação estabelecida pelo Governo do Estado acontece todas as quartas-feiras e teve início no dia 23 de dezembro de 2015.

No Hemocentro da Paraíba, o 3º Dia da Faxina contra o mosquito Aedes Aegyptifoi realizado pela equipe de higienização e manutenção durante toda a manhã. Foram vistoriadas dependências internas e externas da instituição, a procura de possíveis criadouros, realizando as correções identificadas na vistoria anterior. “A equipe do Hemocentro elaborou um cronograma de limpeza, no qual estabelece todas as quartas-feiras como dia da faxina contra o mosquito, garantindo a qualidade e a eficiência com a questão da prevenção dos focos do mosquito”, disse a chefe de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Divane Cabral.

Na sede da Secretaria de Estado da Saúde, diretores dos hospitais estaduais da capital, além da secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, e a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega, realizaram um mutirão no final da tarde, fazendo o acabamento da pintura de locais onde antes existia acúmulo de lixo e material, que foi adequadamente descartado.

A diretora geral do Clementino Fraga, Adriana Teixeira, ressaltou a importância de dar o exemplo na luta contra o Aedes. “Essa ação mostra que estamos todos comprometidos contra o mosquito. Cada gestor tem que começar a dar o exemplo, ter a iniciativa de colocar a mão na massa, pois só assim poderá cobrar dos colaboradores o mesmo”, disse.

Para o diretor geral do Hospital Arlinda Marques, Bruno Leandro, a quarta da faxina representa o cuidado com toda a população. “A SES e os órgãos institucionais do Governo devem continuar fazendo suas mobilizações buscando diminuir os focos do mosquito, assim estaremos colaborando e zelando o espaço público, a saúde da população paraibana”, disse Bruno.

Para a secretária de Estado da Saúde não há outro caminho para combater o Aedes. “A faxina deve ser diária, a quarta-feira é apenas a intensificação desse movimento de combate ao mosquito. Hoje todos os diretores dos hospitais estaduais da capital estão aqui para participar desse momento de luta contra o Aedes, mostrando que na luta contra o mosquito somos todos iguais, e quem faz o maior também deve fazer o menor”, concluiu Roberta Abath.