Fale Conosco

18 de maio de 2009

Secretaria de Planejamento faz balanço e aponta prioridades



A Secretária de Planejamento e Gestão (Seplag) divulgou um balanço de como o órgão foi encontrado pelo secretário Ademir Alves de Melo e quais prioridades para a nova administração. No balanço das dificuldades, entre os principais itens, está o abandono pelo governo anterior do programa de modernização da máquina pública, o PNAGE. O programa disponibiliza ao Estado recursos da ordem de R$ 6,44 milhões, financiados pelo BID. O relatório foi solicitado pelo governador José Maranhão. 

Outro ponto abordado pelo relatório são equipamentos defasados, sucateados e desaparecidos, além de uma biblioteca desatualizada. O secretário também aponta o rebaixamento do papel de elaboração e coordenação do planejamento do estado, com pessoal administrativo mal aproveitado.

Entre as ações já realizadas pela Secretaria, após a posse do secretário, estão a retomada da vertente do planejamento participativo com o Plano de Reconstrução da Paraíba e a aprovação do novo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado. Assim, como o Curso de Gestão Estratégica, feito em parceria com o Ministério da Integração Nacional.

Como prioridade, está a implementação do Conselho Regional de Desenvolvimento nas 12 regiões geo-administrativas. A Secretaria também  tem operando junto a órgãos de fomento para colocar em prática o projeto de revitalização econômica e sócio-ambiental do Cariri Seridó, com a caprinocultura, estimulo à mineração e apoio ao artesanato local

Outro ponto prioritário é fortalecer iniciativas no sentido de gerar energias alternativas com um programa ousado de biodiesel, gerando emprego e renda e sustentabilidade sócio ambiental. A melhora no complexo portuário e o fortalecimento do transporte intermodal, integrando os sistemas rodoviário, ferroviário e marítimo, também está elencado, assim como o incentivo para melhorar o programa da cachaça com selo de qualidade.

Ainda como pontos prioritários estão a recuperação do sistema de planejamento e um plano de capacitação valorizando os servidores

Paulo Dantas, da Seplag