Fale Conosco

29 de janeiro de 2013

Secretaria de Infraestrutura realiza capacitação sobre Sistema Nacional de Defesa Civil



A Secretaria de Estado da Infraestrutura, através da Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil, está desenvolvendo um projeto voltado ao fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil. Com esse intuito será realizada, no mês de março, a capacitação dos coordenadores e sub-coordenadores municipais de Defesa Civil, nos 223municípios do Estado da Paraíba.

Também participarão do projeto o Corpo de Bombeiros, Policia Militar e técnicos da Empresa de extensão Rural do Estado da Paraíba (Emater).

O curso terá duração de 12 meses e vai ocorrer em cidades polo. João Pessoa, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Guarabira, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal, Mamanguape, alcançando os 223 municípios do Estado.

De acordo com o gerente executivo de Defesa Civil estadual, coronel Cícero Hermínio, o curso é importante para a prevenção de desastres. “A capacitação dos coordenadores de Defesa Civil, especialmente no que tange a identificação das ameaças, torna-se imprescindível na minimização dos desastres através da implementação de ações preventivas nos setores da sociedade que serão beneficiados”, destaca.

O curso vai capacitar os profissionais para atuarem com eficiência em eventuais emergências e desastres, desenvolver competências entre os profissionais participantes do curso para atuarem como agentes multiplicadores juntos às escolas, sensibilizar os gestores da importância da Defesa Civil no município fortalecendo o Sistema Nacional e Estadual de Defesa Civil com as ações em capacitação.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, destaca a realização do evento. “Uma sociedade segura e mais justa depende do treinamento de cada cidadão, da organização, do interesse e do conhecimento do público participante. Nosso intuito é proporcionar o envolvimento de todos e das entidades comprometidas com a segurança da população em situações de emergência. Este projeto abrange a capacitação de coordenadores de Defesa Civil”, destaca.

O gerente de Operações da Defesa Civil, e responsável pela criação do projeto, Antônio Cavalcante Brito, explica as exigências para participar do curso. “Para participar do curso é necessário ser coordenador municipal de Defesa Civil /ou pertencer ao Sistema Municipal de Defesa Civil ou funcionário da Secretária de Ação Social envolvido com as ações de Defesa Civil dos municípios”, relata.

Na sexta-feira (25), foi realizada uma reunião para preparação da capacitação. O encontro aconteceu na cidade do Recife.