João Pessoa
Feed de Notícias

Secretária de Estado da Saúde recebe título de Cidadã Pessoense

quarta-feira, 15 de novembro de 2017 - 15:11 - Fotos:  Ricardo Puppe

 

A secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, recebeu na tarde da terça-feira (14), o título de Cidadã Pessoense. A entrega aconteceu durante sessão solene, no Plenário Senador Humberto Lucena, da Câmara Municipal de João Pessoa. A propositura da solenidade e da homenagem foi do vereador Tibério Limeira (PSB). Participaram da solenidade autoridades como a deputada estadual Estela Bezerra (PSB); a prefeita do Conde, Márcia Lucena (PSB); a secretária executiva estadual da Saúde, Maura Sobreira, a secretária da Saúde do Conde e professora do Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Jória Guerreiro, além de amigos e familiares.

A solenidade teve início com a apresentação de jovens do Projeto Prima, programa que utiliza a música como ferramenta para a inclusão social. Sob a regência da maestrina Elma Virgínia, os jovens do Pólo do Bairro dos Novaes apresentaram as canções ‘Águas de Março’, ‘Couro dos Caçadores’ e ‘Happy Holiday’. Em seguida, Tibério Limeira falou um pouco sobre a trajetória de vida de Claudia. “Tenho a honra de compartilhar da convivência pessoal e profissional da companheira Claudia Veras. Ela tem um perfil apaziguador que vem permitindo a restruturação da saúde do nosso estado, desenvolvendo um trabalho inspirador, sendo referência nos debates sobre os serviços de Saúde. Vivendo há mais de 20 anos na capital paraibana, hoje ela se torna cidadã pessoense de fato e de direito”, disse.

Estela Bezerra ressaltou a satisfação em acompanhar a trajetória profissional da homenageada. “Essa solenidade tem vários sentidos que podem ser percebidos através do carinho e afeto emanados pelos presentes. Cláudia tem uma capacidade de agregar, sempre entregando o seu melhor. Ela é uma defensora do SUS, de uma estratégia para o serviço público de Saúde”, disse. Já a prefeita do Conde, Márcia Lucena, reafirmou características da homenageada. “Claudia é uma excelente profissional e eu tive o privilégio de aprender muito com ela. Uma pessoa organizada, clara, objetiva, e essas são algumas das características fundamentais para quem está aplicando políticas públicas”, afirmou.

Representando o Governo do Estado, Maura Sobreira elogiou a homenageada, ressaltando o trabalho que elas vêm realizando juntas na SES. “Eu tive a sorte e oportunidade de compartilhar e aprender muito com Claudia. Falar de Claudia Veras é falar de luta em defesa da saúde. Ela foi a primeira pessoa que me acolheu quando me formei e ela acolheu e orientou muito mais gente, pois é uma educadora por natureza, sempre disposta a compartilhar, orientar o outro, sempre com muita competência, ética e profissionalismo”, disse.

Muito emocionada, Claudia agradeceu ao acolhimento recebido pela capital paraibana e a parceria dos seus familiares, amigos e colaboradores durante sua trajetória. “Me sinto muito honrada com esse título. Cheguei na Paraíba recém-formada, para fazer residência em Medicina Preventiva e Social na UFPB, iniciando minha trajetória profissional na saúde coletiva.  Em cada passo profissional fui avançando efetivamente na minha relação com o estado da Paraíba e a cidade de João Pessoa. Os caminhos não foram fáceis de serem percorridos, mas foram repletos de muita aprendizagem, desafios e crescimento. Cada meta que a gente alcança, cada ação que a gente consegue finalizar, me impulsiona para o próximo passo. Gratidão a todos os amigos e amigas que a Paraíba me deu”, discursou.

A homenageada – Claudia Luciana de Sousa Mascena Veras nasceu em Recife, Pernambuco, onde concluiu sua graduação de enfermagem, na UFPE. Possui Mestrado em Enfermagem em Saúde Coletiva e Pós-Graduação em Gestão da Atenção à Saúde e Especialização em Residência em Medicina Preventiva Social – UFPB. Mudou-se para João Pessoa, logo após a graduação, quando cursou a residência profissional em enfermagem sanitarista. Daqui atuou na Fundação Nacional de Saúde, em cidades do interior do Estado, e voltou à Capital nos anos 90, quando fixou residência há 20 anos.

Professora universitária, foi responsável pela formação de médicos de uma universidade privada na capital. Atualmente, além de Secretária de Estado da Saúde da Paraíba é Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Tem experiência na área de Gestão Pública, Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão da Atenção à Saúde, atuando principalmente em gestão dos sistemas de serviços de saúde e formação em serviço.

Construiu uma trajetória de trabalho na área da saúde e educação, com uma militância em defesa do SUS na capital, sendo inclusive responsável pela implementação, na Paraíba, dos Programas Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) e Saúde da Família. No próximo dia 03 de dezembro, faz um ano que Claudia Veras está à frente da SES. Até assumir a pasta, era secretária executiva do Desenvolvimento e Articulação Municipal e já havia ocupado a Secretaria Executiva da Saúde, no primeiro mandato do governador Ricardo Coutinho.

Em menos de um ano à frente de uma das pastas mais complexas e importantes do Governo do Estado, Claudia vem concentrando todos os esforços para manter e ampliar diversos serviços de saúde, a exemplo do Hospital Metropolitano de Santa Rita, que será entregue em 2018; a Unidade de Oncologia de Patos e a Caravana do Coração, projeto que ela está envolvida desde o início de 2011.