João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Estado da Saúde participa de encontro alusivo ao dia nacional de combate ao câncer

quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 18:20 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), participou na tarde desta quinta-feira (26) de um evento, no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), para discutir a importância dos Registros Hospitalares de Câncer e do Registro de Base Populacional.  Representantes da Associação Brasileira de Registros de Câncer, do Hospital Napoleão Laureano, do Hospital da FAP de Campina Grande e outras instituições estiveram presentes na reunião, que aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).

A coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, enfatiza que o encontro é de grande importância, porque busca reunir os profissionais que trabalham com oncologia nos hospitais do Estado, fazendo registro de câncer hospitalar como também de base populacional. Os registradores da Secretaria de Saúde buscam estas fontes para fazer a coleta dos óbitos que estão sendo ocasionados por câncer.

“Com essas estatísticas temos a noção da quantidade, número de casos, tipos que estão causando mais mortes. E esse encontro é fundamental para que aconteça uma troca de experiências, com os profissionais do registro hospitalar e base populacional. A cada ano temos um acesso maior a estas fontes e a qualidade do registro hospitalar está melhorando na Paraíba”, destacou Gerlane.

A presidente da Associação Brasileira de Registros de Câncer, a oncologista Miren Uribe Arregi, abordou o importante papel dessas fontes. “O registro se faz de extrema importância uma vez que para a tomada de decisões organizacionais é preciso termos informações, as quais são encontradas através dos registros de câncer. E os registradores têm que se sensibilizar sobre a responsabilidade do registro nos hospitais. Com estes dados é possível avaliar os resultados do trabalho que está sendo feito na área de prevenção e combate ao câncer”, disse.

A coordenadora dos Registros de Câncer de Base Populacional e Registro Hospitalar de Câncer, Ângela Aquino, falou que saber o que contém nos registros é fundamental para que as ações sejam planejadas, principalmente conhecer os tipos de câncer e tratamento, para que as pessoas venham a ser curadas dessa doença.

O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil. Em 2014, foram registrados 3.484 casos de óbitos por câncer na Paraíba, e este ano, já houve o registro de 2.652 casos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse número poderá dobrar nas próximas décadas. Os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira são os de pele, próstata, mama, brônquios e pulmão, colon e reto.