João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Estado da Saúde participa de curso de especialização em gestão da vigilância sanitária

quarta-feira, 25 de novembro de 2015 - 18:58 - Fotos:  Ricardo Puppe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) participou, nesta quarta-feira (25), da abertura do curso de especialização em gestão da vigilância sanitária, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Esta especialização visa contribuir para o fortalecimento do sistema nacional de vigilância sanitária e acontece em várias regiões de saúde, sendo 18 no Nordeste. A abertura oficial foi realizada simultaneamente no país. Os encontros presenciais do curso acontecem uma vez por mês, seguindo até janeiro de 2016.

A gestora de aprendizagem do Sírio-Libanês, Diita Fontoura, explica que o curso faz parte de um projeto nacional, celebrado entre o Ministério da Saúde e alguns hospitais de excelência, entre eles, o Sírio-Libanês em São Paulo. O Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), busca o comprometimento com a melhoria da qualidade das condições de saúde da sociedade mediante o desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas.

“O objetivo primordial é oferecer o melhor Sistema Único de Saúde para os nossos usuários, o meio para que isto aconteça, é promover a formação destes profissionais com vistas à transformação e a qualificação das práticas de saúde”, frisou Diita Fontoura.

Na especialização foram inscritas 120 pessoas, além de 8 facilitadores. Para uma das facilitadoras do curso, Thaise Araújo, esta é uma oportunidade de ampliar a visão sobre a vigilância sanitária, além de trocar experiências e também aprender junto com todos que participam.

A chefe do Núcleo de DST/Aids da SES, Joanna Ramalho, participou desta primeira etapa do curso e enfatizou a importância desta especialização como meio de qualificação dos profissionais da saúde. “Estamos com uma expectativa boa em relação ao curso, porque nós enquanto Secretaria de Saúde da Paraíba, precisamos saber e compreender todas as ações da vigilância sanitária para qualificar nosso processo de trabalho. Além disso, a parceria com o Sírio-Libanês é muito boa, por se tratar de uma instituição conceituada, o que vem a qualificar mais ainda a especialização”, disse Joanna.

O aluno da especialização, James Fialho, que já trabalha na área de vigilância sanitária, destaca que toda forma de aprendizado é muito bem-vindo. “O curso é importante para reformular os nossos conhecimentos sobre a temática abordada, além de reverter posteriormente, o que foi assimilado, para os usuários”, concluiu.