Fale Conosco

5 de fevereiro de 2015

Secretaria de Estado da Educação reúne escolas para discutir o Censo Escolar da Educação Básica



A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), sob a coordenação da Subgerência de Estatística da SEE, promoveu, nesta quinta-feira (5), a Capacitação do Censo Escolar da Educação Básica – Módulo Situação do Aluno.

A secretária executiva de Gestão Pedagógica da SEE, Roziane Marinho, realizou a abertura do evento, enfatizando a importância do Censo Escolar. “Esta coleta de dados vai implicar o retorno de recursos e políticas educacionais para o Estado da Paraíba”, afirmou.

Durante a manhã desta quinta-feira, estiveram reunidos os gestores e técnicos das escolas da rede estadual de ensino da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE). No período da tarde, ocorreu a reunião dos gestores e técnicos da rede municipal. Em pauta, o movimento e o rendimento escolar do ano de 2014. O objetivo do evento é coletar informações que são declaradas pelas escolas sobre os índices de aprovação, reprovação, transferência, abandono e morte dos alunos.

“Da junção da taxa de aprovação com o resultado da Prova Brasil de proficiência do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio será extraído o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [Ideb] da Paraíba. Por isso, pede-se o empenho dos gestores educacionais para que façam a declaração da informação de forma fidedigna, conforme a realidade da escola em obediência à Portaria 105”, destacou o subgerente de Estatística da SEE, Antônio Caldas.