Fale Conosco

10 de julho de 2012

Secretaria de Estado da Cultura e MinC discutem Plano Estadual de Cultura



Técnicos da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult) e do Ministério da Cultura (MinC) estarão, esta semana, em Princesa Isabel, Taperoá e Campina Grande para o Encontro Regional de Planejamento da Cultura com gestores públicos e agentes culturais das Regionais de Cultura da Paraíba. O objetivo é trocar informações sobre a execução do Plano Estadual de Cultura, que vai conter demandas e propostas para o desenvolvimento cultural da Paraíba.

As reuniões acontecem na terça-feira (10), em Princesa Isabel; na quarta-feira (11), em Taperoá, e quinta-feira (12) em Campina Grande, encerrando a primeira etapa da construção do Plano.

De acordo com o pesquisador e analista técnico do Minc, Pedro Santos, os encontros também têm a finalidade de estabelecer os Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura, que funcionarão como espaços de acompanhamento da criação e execução das metas e diretrizes do Plano.

“Nossa missão é provocar os gestores e a sociedade civil para que se organizem. Será por meio dos Fóruns que o movimento cultural poderá expressar suas demandas e construir metas e diretrizes que constituirão o Plano Estadual de Cultura”, explica Pedro Santos.

Cronograma – Todos os gestores públicos e agentes culturais estão convidados para os encontros de elaboração do Plano Estadual de Cultura.

Nesta terça-feira (10), às 14h, os técnicos da Secult e do MinC estarão na 11ª Regional de Ensino de Princesa Isabel para o Encontro com gestores e agentes culturais dos municípios que compõem a 11ª Regional de Cultura do Estado: Princesa Isabel, Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Matureia, São José de Princesa e Tavares.

Na quarta-feira (11), no mesmo horário, a reunião acontece no auditório da Universidade Leiga do Trabalho, em Taperoá, com representantes dos outros municípios da 11ª Regional de Cultura: Taperoá, Livramento, Assunção, Teixeira, Desterro, Cacimbas e Salgadinho.

Já na quinta-feira (12), também às 14h, o Encontro Regional de Planejamento da Cultura será em Campina Grande, no auditório do Centro de Cultura e Arte da UEPB. Estão convocados agentes e gestores culturais da 3ª Regional de Cultura: Campina Grande, Boqueirão, Cabaceiras, São Domingos do Cariri, Barra de São Miguel, Caturité, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Barra de Santana, Aroeiras, Umbuzeiro, Natuba, Gado Bravo, Santa Cecília, Alcantil, Soledade, Juazeirinho, Tenório, Olivedos, Pocinhos, Montadas, Puxinanã, Alagoa Nova, Matinhas, Lagoa Seca, Fagundes, Massaranduba, Algodão de Jandaíra, Remígio, Arara, Areal, Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda.

Plano Estadual – Os Encontros de Cultura fazem parte da primeira etapa de implementação do Plano Estadual de Cultura. Até hoje, 67 municípios de 10 regionais de cultura participaram da reunião com a equipe do MinC e da Secult. 

O Plano Estadual de Cultura é o documento que vai nortear a formulação de políticas públicas de cultura na Paraíba e em todos os municípios do Estado no período de dez anos. Esse documento deve conter diagnósticos, diretrizes, metas e pontuar as visões técnicas, estratégicas e conceituais para o desenvolvimento do setor cultural no Estado.

Para implantação do Plano, estão sendo ouvidos todos os que participam do movimento cultural na Paraíba: gestores, agentes culturais, artistas, ativistas, parlamentares, comunicadores, produtores, agitadores e arte-educadores. Para isso, são realizados encontros, fóruns, reuniões, consultas para colher todas as informações dos que fazem a cultura no Estado.

“Pela primeira vez, estamos construindo, em conjunto, as políticas públicas para a cultura de cada município e do Estado. Isso é resultado das conferências que aconteceram em 2008 e 2009. E agora voltamos aos municípios para, no final do processo, encaminhar à Assembleia Legislativa da Paraíba e depois para o Congresso Nacional o nosso Plano Estadual de Cultura”, explica a gerente de articulação da Secult, Maria dos Anjos Gomes.