João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Cultura reativa espaço em Guarabira e anuncia cursos

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011 - 14:13 - Fotos: 
Uma equipe da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) esteve no município de Guarabira, no último domingo (30), para promover a abertura da Casa da Cultura, que estava fechada e sendo utilizada como depósito. O secretário Chico César aproveitou ainda para anunciar a realização de cursos itinerantes para a capacitação dos gestores e produtores das doze regiões culturais do Estado.

O encontro reuniu artistas, gestores e produtores da região, que falaram da situação do movimento cultural no Brejo e cobraram empenho do poder público para fortalecer a cultura local. Os artistas também pediram a simplificação no acesso aos editais e projetos de incentivo à cultura do Estado.

Segundo Chico César, a Casa da Cultura de Guarabira tem um papel fundamental para o cenário cultural do município e de toda a região do Brejo paraibano. Por isso, ele fez questão de ir pessoalmente à cidade para devolver o instrumento aos artistas locais.

O secretário disse ainda que essa será uma postura frequente do órgão, que irá dialogar com o movimento cultural de todo o Estado, inaugurando assim, uma nova política de participação na gestão da Cultura paraibana. “Este foi o primeiro de uma série de encontros entre a Secult e a classe artística do estado. Vida longa ao movimento cultural da Paraíba”, comentou.

Regiões Culturais – O projeto de expansão da secretaria conta com a participação de articuladores distribuídos em doze regiões do estado, com a finalidade de identificar as potencialidades e características de cada uma, além de fortalecer o canal de interlocução entre a sociedade e o poder público.

A articuladora da 2ª região, que compreende o município de Guarabira, Nana Rodrigues, além de ser um ambiente para as manifestações artísticas da cidade, a Casa da Cultura também servirá como espaço de apoio para a organização do Fórum de Cultura do Brejo, Piamonte e Curimataú.