João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Agricultura Familiar e Emater formam parceria para construção de barragens subterrâneas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 13:35 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), e a Gestão Unificada/Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), estão unidos e prol da construção de barragens subterrâneas em benefício dos produtores rurais do Estado.

A SEAFDS pretende construir, em parcerias com municípios e entes púbicos ligados aos agricultores , a exemplo da Emater, duas mil barragens que beneficiarão mais de 50 mil agricultores familiares paraibanos. Esse programa faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem anunciado pelo governador Ricardo Coutinho em junho.

A implantação das barragens subterrâneas vai ser operacionalizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, com apoio da Gestão Unificada/Emater, dentro do Plano de Manejo como no assessoramento às famílias beneficiárias. Onze técnicos estarão diretamente envolvidos no projeto, sob a coordenação de Ricardo Pereira Farias, além da participação de todos os escritórios da empresa espalhados nos 223 municípios.

Na visão de Lenildo, as BS’s que são construídas, a priori, para oferecer a possibilidade de uma alimentação mais adequada às famílias em época de seca, e tem surpreendido pelo seu potencial de aproveitamento. Elas podem fornecer água para uso doméstico, consumo animal e até irrigação.

Ante o exposto, a construção de BS’s verifica-se como alternativa para a criação e a exploração de reservas hídricas na região do semiárido. Em condições favoráveis, elas podem ser a salvação de milhares de famílias. Diante disso, o secretário revela que a política de implantação das barragens subterrâneas constitui uma alternativa à captação de água, de forma que incrementa a produtividade agrícola, bem como propõe a permanência do homem no campo com condições dignas para a sua sobrevivência.

Para o coordenador da Emater/PB, Ricardo Pereira Farias, o esforço conjunto de todos os envolvidos na execução das barragens, junto aos parceiros, já começa a apresentar ações concretas. O Projeto aponta para o incremento rural sustentável e o fortalecimento socioeconômico das comunidades rurais.