João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Administração Penitenciária inspeciona Penitenciária Padrão de Santa Rita

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 - 17:11 - Fotos: 

O Secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, fez uma inspeção na parte estrutural Penitenciária Padrão de Santa Rita, no final da manhã desta sexta-feira (30). Paralelamente, foi iniciada a Audiência Coletiva, que faz uma revisão processual dos reeducandos da unidade com a intenção de verificar quem tem direito à progressão de regime, numa promoção da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) com a 1ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita e o Ministério Público da Paraíba.

A visita do Secretário em todas as dependências da unidade prisional, contou com as presenças da Juíza de Execuções Penais da 1ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita, Lilian Frassinetti Cananea; o Promotor de Justiça, Manoel Henrique Serejo; os Defensores Públicos, Elma Maria Suassuna, Everaldo Lira de Lima e do Escrivão, Gentil Menezes, a Gerente de ressocialização da seap, Ziza Maia; coordenadora de apoio ao ensino do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Débora Renata de Paiva e a assistente social Priscilla de Alencar, além do Diretor do Presídio Edmilson Alves e a equipe de agentes penitenciários lotados naquela unidade.

O secretário Wallber Virgolino falou sobre a ação em Santa Rita. “Com o esforço da equipe, conseguimos minimizar os problemas operacionais e, consequentemente, melhorar o presídio, isso só foi possível por conta do compromisso de cada funcionário, além desta importante ação, realizada pelo poder judiciário”, disse o secretário.

A Juíza de Execuções Penais da 1ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita, Lilian Frassinetti Cananea destacou a importância da parceria entre governo do Estado e Poder Judiciário. “É uma oportunidade que temos de discutir sobre as principais demandas, tanto na área estrutural como na parte funcional, além de que, estamos realizando mensalmente, as audiências coletivas, para dar direito de progressão de regime e até de liberdade, se for o caso. Faço questão de reafirmar o compromisso do Poder Judiciário com a melhoria do serviços prestados pelo sistema carcerário”.