João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Saúde realiza reunião de trabalho com nova direção do Juliano Moreira

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 - 18:33 - Fotos: 

Nesta segunda-feira, (19), pela manhã, a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, e a secretária executiva, Maura Sobreira, se reuniram com os funcionários para apresentar a nova diretoria do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. O novo diretor geral do Complexo é o psicólogo Walter Freire Franco, que tem experiência na luta antimanicomial e, recentemente, esteve na supervisão do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Caminhar, no bairro dos Bancários, em João Pessoa.

Walter Franco adiantou que o trabalho no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira será na linha de humanização, com o objetivo de diminuir o tempo de internamento e continuar o processo de desinstitucionalização. Por sua vez, a secretária Roberta Abath disse que o gabinete está de portas abertas “para trabalharmos juntos nesse processo de desinstitucionaliação, por meio da humanização, seguindo os preceitos da reforma psiquiátrica, que é uma das prioridades da gestão do Governo do Estado”.

A intenção deste processo, que tem base na Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216/2001) e foi implantado na Paraíba em 2011, é reinserir socialmente as pessoas que permaneceram por longos períodos em instituições asilares. Como política atual de governo, a desinstitucionalização representa uma das ações de transformação do modelo hospitalocêntrico (hospital no centro) para um modelo de assistência à saúde mental que não nega a necessidade de assistência à doença mental, mas valoriza, também, a importância do cuidado em liberdade e do retorno à vida social. Em 2011 existiam 54 internos “moradores”. Atualmente, tem apenas oito.

“Vamos trabalhar dentro de uma articulação entre os profissionais para maior integração e interação de toda equipe; implementar as oficinas com projetos terapêuticos, levando em conta a individualidade de cada paciente. Caminhar juntos nesse trabalho de atenção ao outro ser humano, que é usuário, com amor, dedicação e acolhimento”,  explicou o diretor.

Para a gerente executiva de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde, Shirlene Queiroz, a expectativa é que a nova direção melhore ainda mais o atendimento ao usuário interno, priorizando os princípios da reforma psiquiátrica. “A internação só deverá acontecer em casos estritamente necessários, por um curto espaço de tempo, para que o paciente possa retornar ao seu domicílio e ser acompanhado na rede substitutiva. O compromisso dessa gestão é erradicar a “moradia” dentro dos hospitais psiquiátricos”, frisou.

Onde fica e contatos – O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira fica na Av. D. Pedro II, nº 1826, no bairro da Torre, em João Pessoa.

Telefones: 3218-7550 (Clifford – Pronto Atendimento de Saúde Mental); 3218-7586 (Hospital), 3218-7561 (Ambulatório Gutemberg Botelho) e 3218-7500 (Espaço Inocêncio Poggi).