João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Saúde promove palestras para lembrar Dia Mundial da Água

quinta-feira, 18 de março de 2010 - 18:58 - Fotos: 
Na próxima segunda-feira (22), será comemorado o Dia Mundial da Água. Para lembrar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou na tarde desta quinta-feira (18), três palestras envolvendo o assunto. O evento aconteceu no Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), em João Pessoa, e contou com as presenças de técnicos das gerências regionais de saúde (GRS), Cagepa, Aesa, UFPB, dentre outros órgãos e instituições públicas e privadas interessadas na discussão sobre a qualidade da água.

Foram abordadas questões relacionadas ao clima e à situação dos mananciais, principalmente na região Nordeste. O gerente operacional de Vigilância Ambiental em Saúde da SES, Nilton Guedes, explicou que os técnicos das GRS que participaram das palestras serão agentes multiplicadores em todos os municípios paraibanos. “Tudo o que eles ouviram e aprenderam aqui, será utilizado em suas práticas diárias junto à população paraibana”, disse.

A doutora em Recursos Naturais da Universidade Federal da Paraíba, Ana Cláudia Braga falou sobre as mudanças climáticas e recursos hídricos como um desafio para o Nordeste. Ela afirmou que os governos precisam adotar políticas públicas, visando o uso racional da água com ações a curto e longo prazos, para garantir a preservação dos mananciais e a qualidade da água. Entre as políticas, ela destacou um maior controle do uso da água que poderá ser feito por meio de um trabalho educativo e de conscientização junto à população.

De acordo com Ana Cláudia, as temperaturas altas que o mundo enfrenta hoje são consequências de fenômenos metereológicos que estão sendo alvos de estudos.  “Com o aumento da temperatura, a evaporação das águas dos mananciais se torna mais rápida e o risco de um racionamento do produto acontecer é grande e, por isso, torna-se necessária a adoção de medidas preventivas, educativas e permanentes”, comentou.

O mobilizador social do programa Água Doce, do Governo Federal, que na Paraíba é coordenado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Pedro Freire, explicou que as palestras sobre água promovidas pelo Governo do Estado com a sociedade e escolas representam a semente de um fruto plantada com o objetivo de conscientizar professores e alunos sobre o uso racional da água. “Por meio de palestras e material educativo, estamos levando a essas pessoas, que se transformarão em agentes multiplicadores, informações sobre a importância de preservar os nossos mananciais e controlar o uso da água, um bem indispensável para a sobrevivência da humanidade”, afirmou.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB