João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Saúde informa que surto da doença se concetra na Capita

terça-feira, 21 de dezembro de 2010 - 17:51 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (21), a atualização dos casos de sarampo, na Grande João Pessoa. Até agora, foram notificados 222 suspeitas da doença, sendo que 61 estão confirmadas, 12 se encontram em investigação e 149 foram descartadas. No boletim anterior, divulgado na semana passada, havia 219 notificações, com 57 delas confirmadas.

O surto epidêmico de sarampo continua localizado na Capital do Estado, que registrou 57 dos 61 casos confirmados. Santa Rita continua com dois registros, Bayeux com um e Conde com um. Todas as pessoas que tiveram a doença foram contagiadas durante estada em João Pessoa.

O sarampo é uma doença viral transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação (tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas) é de até 18 dias. A transmissão ocorre seis dias antes e quatro dias depois do aparecimento das manchas.

A SES orienta que toda pessoa que apresentar febre com manchas avermelhadas na pele, acompanhada de tosse, coriza ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal, deve procurar um serviço de saúde mais próximo para ser avaliado. Todas as pessoas entre 1 e 49 anos deverão ter a vacina tríplice viral, encontrada nos postos de saúde.  

Assessoria de Imprensa da SES-PB