João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Saúde firma parceria para evitar fechamento dos leitos de pediatria do HU

quinta-feira, 28 de junho de 2012 - 18:40 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) firmou parceria na tarde desta quinta-feira (28), no Ministério Público, no sentido de custear plantões para pediatras trabalharem no Hospital Universitário Lauro Wanderley, no período de 60 dias (30 de junho a 30 de agosto), evitando assim que 32 leitos de pediatria do HU sejam fechados. “Sensibilizado com a situação daquela instituição, tão importante para a saúde do nosso Estado, o Governo faz este acordo para não deixar a população infantil desassistida”, disse a gerente de Regulação da SES, Mércia Coutinho.

O acordo prevê que a Secretaria de Estado da Saúde assuma o custo de 20 plantões e que a Secretaria de Saúde de João Pessoa fique responsável por 10 plantões e um médico diarista. “Essas parcerias já acontecem na rotina do hospital de se vencer os obstáculos da saúde e, em momentos de crise como essa que estamos atravessando, é indispensável para, juntos, tentarmos minimizar o sofrimento da população”, destacou o superintendente do HU, João Batista da Silva.

João Batista explicou que a crise foi instalada devido a aposentadoria de sete pediatras, cada um com carga horária de 40 horas semanais e, até agora, houve reposição de apenas dois profissionais, com carga horária de 20 horas semanais. Por conta disso, dos 32 leitos clínicos existentes na instituição, estão ocupados apenas dois e, se não fosse esta parceria, todos iriam ficar desativados.

A audiência no Ministério Público, conduzida pela promotora substituta da Saúde, Fabiana Maria Lobo da Silva, foi solicitada pela presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, Kátia Lourenço dos Santos, que ficou satisfeita com o resultado. “Esse acordo ameniza uma situação de crise, em termos de urgência pediátrica, melhorando o prognóstico das crianças e diminuindo o índice de mortalidade”.

A gerente de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Mércia Coutinho, destacou que atualmente há outra parceria da SES com o HU, desde dezembro de 2012, no sentido de custear os plantões médicos de obstetrícia.