Fale Conosco

10 de junho de 2013

Secretaria da Saúde conclui três turmas do Curso de Especialização em Regulação em Saúde



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) conclui, no próximo dia 18, três turmas do Curso de Especialização em Regulação em Saúde, Preceptoria do SUS e Regiões de Saúde, que fazem parte do Projeto de Gestão da Clínica do SUS. A solenidade de conclusão está marcada para as 8 h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal da Paraíba.

De acordo com a secretária executiva da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), Joseneida Teixeira Remígio, são 48 alunos de cada curso que foram selecionados a partir da indicação dos gestores municipais da 1ª Região de Saúde: João Pessoa, Cabedelo, Caaporã, Mari, Alhandra, Rio Tinto, Santa Rita e técnicos da SES e Hospital Universitário.

Ela explicou que o curso começou em julho do ano passado, com 360 horas, e termina em julho deste ano, mas o encerramento formal será dia 18, no Auditório  do Centro de Ciências da Saúde da UFPB com a presença dos gestores municipais, da gestão estadual e o representante do Instituto Sírio Libanês, o gestor de aprendizagem Anderson Torreão. Os alunos serão certificados pela Fundação Dom Cabral/ Universidade de Saúde Publica /USP (São Paulo).

O curso é uma parceria com o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A especialização em Regulação em Saúde do SUS tem como principal propósito contribuir para a melhoria da atenção à saúde no SUS, com ênfase na qualificação da regulação, visando à integridade do cuidado.

Joseneida Teixeira Remígio explica que a proposta do Projeto de Gestão da Clínica do SUS investe fundamentalmente em pessoas buscando uma capacitação que promova o desenvolvimento profissional, que articule conhecimentos, habilidades e atitudes\valores e sua aplicação na solução de problemas do Sistema Único de Saúde.