Fale Conosco

9 de setembro de 2013

Secretaria da Presidência lança prêmio durante Conferência do Meio Ambiente na Capital



A Secretaria-Geral da Presidência da República lança nesta terça-feira, (10), em João Pessoa, o Prêmio Cidade Pró-Catador. O objetivo é reconhecer as boas práticas dos municípios voltadas para a inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis na implantação da coleta seletiva. O anúncio será feito pelo secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, durante a abertura da Conferência Estadual de Meio Ambiente, em João Pessoa.

Serão premiadas quatro iniciativas de municípios que se destacaram no desenvolvimento de políticas públicas junto aos catadores. As inscrições podem ser feitas pelo site www.secretariageral.gov.br/procatador até o dia 20 de outubro. O prêmio será entregue no mês de dezembro, em São Paulo, durante solenidade com a presidenta Dilma Rousseff.

Dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o prêmio visa reconhecer as iniciativas de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Algumas cidades já mantêm políticas para catadores que possibilitam a inclusão de pessoas de baixa renda, contribuindo para os esforços do governo federal na superação da pobreza extrema.

O Prêmio Cidade Pró-Catador tem ainda como finalidades reconhecer e dar visibilidade às iniciativas das prefeituras na promoção do trabalho das cooperativas de catadores que sirvam de referências para outros municípios; aprofundar o conhecimento dos gestores públicos federais, estaduais e municipais sobre políticas públicas de reciclagem, coleta seletiva e inclusão social e econômica de catadores e criar um banco de boas práticas locais.