João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Mulher reúne gestoras para discutir mortalidade materna

sexta-feira, 7 de julho de 2017 - 18:13 - Fotos:  Divulgação

Gestoras e representantes de 18 municípios se reuniram, nesta sexta-feira (7), no segundo encontro do Fórum Estadual de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres da Paraíba, no auditório da Sudema, em João Pessoa, para discutir o enfrentamento da morte materna e as ações dos Planos Municipais de Políticas Públicas para Mulheres. O encontro é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh).

A secretária executiva da Saúde, Maura Sobreira, participou do evento e fez uma explanação para as gestoras sobre os desafios assistenciais no ciclo da gravidez e puerpério. Ela falou sobre o funcionamento da rede pública de saúde, a rede de atenção básica às gestantes e a importância da realização do pré–natal nos municípios.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, disse que o foco foi bem específico para discutir a questão da mortalidade materna devido aos índices negativos por causas evitáveis relacionadas à gravidez, parto e puerpério.

“Nós também reafirmamos nosso compromisso com o enfrentamento à violência contra mulheres, destacando as mulheres negras e jovens. Estamos acompanhando os casos e debates sobre a violência contra as mulheres no nosso Estado e continuamos com a estruturação de ações de prevenção, assistência e repressão num diálogo constante com a Secretaria de Segurança Pública (Seds)”, disse Gilberta Soares.

Durante o encontro, as gestoras também trocaram experiências e dialogaram sobre os Pactos Municipais de Políticas Públicas para Mulheres e as ações implementadas. A gestora da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Cachoeira dos Índios, Samara Souza, disse que o encontro é fundamental para as novas gestões municipais que estão assumindo os quadros nos municípios. “É importante um fórum de discussão para nos apropriarmos das políticas públicas que estão em fase de execução. Eu fui empossada agora e estou me qualificando”, disse.

A gestora da Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres de Picuí, Têmis Macedo, disse que vai levar para seu município as experiências na área de saúde que estão sendo implementadas na questão do enfrentamento da morte materna em outras cidades. “Em Picuí, não tivemos nenhum registro, mas vou levar o trabalho na prevenção e compartilhar as experiências que aprendi aqui com outras gestoras”, disse.