Fale Conosco

9 de março de 2012

Secretária da Mulher participa do lançamento de relatório sobre Igualdade de Gênero, em Brasília



A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, participou, na Câmara dos Deputados, em Brasília, do lançamento do “Relatório de Desenvolvimento Mundial sobre Gênero no Brasil”, promovido pelo Banco Mundial e Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, como parte da programação comemorativa do mês da mulher.

“Acompanhamos a divulgação desse relatório inédito a convite da Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada Elcione Barbalho (PA). O encontrou reuniu deputadas federais, senadoras e ainda a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci”, informou a secretaria.

O relatório do Banco Mundial assinala que uma maior igualdade de gênero pode aumentar a produtividade e melhorar os resultados de desenvolvimento para a próxima geração, levando em conta que há mais meninas na escola do que meninos, que as mulheres hoje representam mais de 40% da força de trabalho mundial e ainda que as mulheres vivem mais do que os homens em todas as regiões do mundo.

Segundo o estudo, os padrões de progresso e persistência em igualdade de gênero são importantes, tanto para os resultados do desenvolvimento quanto para a formulação de políticas, ressaltando que “a igualdade de gênero está no coração do desenvolvimento” e que “é política econômica inteligente”.

“O estudo cita áreas em que as desigualdades de gênero persistem como a falta de poder de decisão das mulheres no ambiente doméstico, manifestada por meio da violência doméstica. De acordo com o levantamento, estima-se que 510 milhões de mulheres no mundo sofrerão abuso de parceiros durante a vida. Essa informação é chocante, por isso é de extrema importância a análise dessas informações”, destacou Iraê Lucena.