João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Mulher participa de homenagem na Assembléia Legislativa

quarta-feira, 6 de março de 2013 - 19:49 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira / Secom-PB

A secretária da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares, representando o governador do Estado, Ricardo Coutinho, participou na tarde desta quarta-feira (06), de uma sessão especial na Assembléia Legislativa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A sessão teve o objetivo relembrar as discriminações históricas sofridas pela mulher, bem como, os avanços femininos ao longo das décadas. “Avançamos e devemos comemorar, mas não há dúvidas que preconceitos remotos ainda sobrevivem”, frisou a deputada estadual e propositora da sessão Daniela Ribeiro.

Na ocasião, a secretária da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares, destacou a importância de uma atuação conjunta por todos os setores da sociedade. “Devemos avançar principalmente na área de políticas públicas para mulheres. Muita coisa ainda precisa ser legislada porque esta política da mulher ainda é recente em nosso país”, finaliza.

Durante a sessão, a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, ministrou a palestra que teve como tema “Como a sociedade e o poder público podem trabalhar pela segurança integral da mulher”. Dentre os temas destacados esteve a defesa histórica dos direitos femininos, a Lei Maria da Penha e as mulheres que se destacaram de forma pioneira na Paraíba e no país nas áreas de saúde, educação, política, esportes e cultura, a exemplo da cantora paraibana Elba Ramalho, que foi uma das homenageadas.

“Toda mulher precisa agir livre e segura dentro da sociedade. Nas civilizações antigas elas eram produtoras e traziam alimentos para casa. Por isso, temos que aplaudir essas guerreiras que foram as ruas lutar por cargos públicos e aquelas que lavam roupa, cozinham e cuidam de seus filhos porque são dignas”, finalizou Elba cantando um trecho da música “Aconchego”, de sua autoria.

Ainda participaram da solenidade a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz; a reitora do Unipê, Ana Flávia Pereira;  a empresária Gisele Gadelha; a secretária executiva do Movimento Nós Podemos Paraíba, Beatriz Ribeiro e as deputadas estaduais Olenka Maranhão (PMDB), Eva Gouveia (PTN), Gilma Germano (PPS), Léa Toscano (PSB) e Iraê Lucena (PMDB ).