Fale Conosco

29 de março de 2017

Secretaria da Mulher participa de audiências sobre situação dos povos ciganos



A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, participa de duas audiências públicas sobre os povos ciganos que vivem na Paraíba convocada pelo Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é colher informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos ciganos para definir estratégias para amenizá-las, como também articular uma rede de proteção aos direitos dessa minoria étnica.

As audiências acontecem nesta quarta (29) e quinta-feira (30), nos municípios de Patos (PB) e Sousa (PB), respectivamente. Participam representantes das comunidades ciganas da região, inclusive do município de Condado, bem como representantes de órgãos governamentais e não governamentais envolvidos com essa temática e toda a população interessada.

Além da coleta de informações sobre as demandas das comunidades ciganas do Sertão paraibano, as audiências visam conscientizar a opinião pública sobre a cultura cigana, com o intuito de enfrentar o preconceito sofrido pelas referidas comunidades no estado.

As audiências terão, ainda, como objetivos específicos tratar e desenvolver estratégias para a criação e monitoramento de políticas públicas destinadas aos povos ciganos em relação à segurança alimentar, identidade, saúde, educação, trabalho, habitação, cidadania

Realização – As audiências serão realizadas pela 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF em Brasília, pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba e pelas unidades do Ministério Público Federal em Patos e Sousa.