João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Mulher faz reunião para construção de rede de serviços

quinta-feira, 25 de março de 2010 - 09:41 - Fotos: 

Campina Grande é o mais novo município paraibano a criar uma Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. O Projeto de Lei que criou o organismo havia sido encaminhado pelo Prefeito Veneziano Vital do Rego em 2009 e teve aprovação, por unanimidade, nesta quarta-feira (24), na Câmara Municipal. A sessão foi acompanhada pela Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, representada pela Gerente do Programa Estadual de Políticas para Mulheres, Douraci Vieira, e contou com a presença de várias mulheres.

Enfatizando a grande importância que tem a criação desse novo mecanismo em Campina Grande, Douraci Vieira explica que a Coordenadoria viabiliza um trabalho mais amplo e estruturado, adequado para realizar ações integradas com as outras Secretarias e órgãos Estaduais e Municipais. “Desde que assinou o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, o Prefeito Veneziano vem dando passos bastante significativos no sentido de qualificar cada vez mais o atendimento às mulheres na cidade”, avalia Douraci.

Tomando o exemplo de Campina Grande, a gestora deixa a mesma recomendação para os demais municípios que assinaram o Pacto. “É importante que todos sigam o mesmo caminho, criando organismos de Políticas para as Mulheres, a exemplo de uma Secretaria Municipal ou Coordenadoria, além do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher”, explica. Segundo Douraci, esses organismos são fundamentais para a realização de políticas públicas voltadas para a promoção da cidadania e da equidade de gênero, o que inclui a organização de um sistema de atendimento às vítimas, envolvendo serviços de segurança, saúde, assistência social, entre outras áreas.

Um dia antes da votação da Coordenadoria de Mulheres de Campina Grande, o Governo da Paraíba, através da Secretaria Especial de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres e da Secretaria de Interiorização e da Ação Governamental, e a Prefeitura da cidade realizaram, em Campina, a “I Reunião para Construção da Ação em Rede dos Serviços de Atendimento às Mulheres”. O evento integra o acompanhamento técnico permanente feito pela Secretaria da Mulher junto aos municípios paraibanos que assinaram o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
 
A reunião teve o objetivo de discutir políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e um atendimento cada vez mais qualificado para as vítimas, primando pela agilidade e humanização.

O evento contou com a participação de representantes dos diversos serviços existentes no município que fazem parte da rede estadual e municipal de atendimento à mulher, a exemplo da Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do Comando Geral da Política Militar, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), Cendac, Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Procuradoria Geral do Município, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Comissão Pró-Plano Municipal de Políticas para Mulheres, Conselhos Tutelares, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Especial de Atenção às Vítimas de Violência (Ceav), Sentinela, Casa da Mulher, entre outros órgãos.

Fabiana Nóbrega, Assessoria de Imprensa da Casa Civil