João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana representa a Paraíba em Brasília

sexta-feira, 13 de maio de 2011 - 16:09 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana participará de vários eventos em Brasília, a partir desta terça-feira (16) até próximo dia 25, representando a Paraíba. O primeiro compromisso será uma audiência com a diretora de Articulação e Projetos Especiais do Ministério da Educação (Mec), Patrícia Barcelos, responsável pelo Programa Mulheres Mil. O objetivo do programa do Governo Federal é oferecer formação profissional e tecnológica para aproximadamente mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte.

Na quarta-feira (17), quando é comemorado o Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, será realizado VIII Seminário LGBT no Congresso Nacional, que tem como tema: “Quem ama tem o direito de casar – Pela aprovação da PEC Casamento Civil entre os Homossexuais”. O evento, organizado pela Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT, deverá reunir os principais políticos da casa e nomes importantes da sociedade civil.

No dia 18, representantes da Gerência Executiva de Direitos Sexuais e LGBT da Paraíba, também participam da 2ª Marcha LGBT de Brasília pela aprovação do Projeto de Lei Complementar, a PLC 122, que institui a criminalização da Homofobia. No mesmo dia, a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, participa de uma audiência às 9h30 com a Ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O objetivo é firmar parcerias de projetos com o Estado da Paraíba e discutir a repactuação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

À tarde, a secretária participa de uma reunião com os gestores responsáveis por políticas de Promoção dos Direitos de LGBT em estados e municípios. Em pauta estão a 2ª Conferência Nacional LGBT, a campanha “Faça do Brasil um Território Livre de Homofobia” e o Disque Direitos Humanos. O encontro antecederá a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional LGBT.

A Paraíba também será representada no Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, que acontece de 23 a 25 de maio, na capital do Distrito Federal. Entre os assuntos que serão discutidos no evento, estão: os eixos gerais de políticas propostas à Secretaria de Políticas para as Mulheres, os desafios centrais da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres marcada para o período de 12 a 15 de dezembro e a articulação das políticas nacionais com a implementação nos estados e municípios, bem como a reforma política.

Para a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, a expectativa é que a ida para Brasília seja positiva. “É a chance para que possamos firmar convênios com o Governo Federal a fim de buscar recursos para esses dois segmentos: LGBT e Mulheres. Em se tratando de projetos, destaco a reunião com os gestores de todo o país. Afinal, é sempre importante a presença de gestores levando ações do Estado”, ressalta.