Fale Conosco

24 de abril de 2014

Secretária da Mulher e da Diversidade Humana faz palestra em Brasília



A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, participou, nesta quinta-feira (24), da oficina sobre atenção integral à saúde de mulheres lésbicas e bissexuais, em Brasília, promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres e Ministério da Saúde. Ela ministrou oficina sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos para Lésbicas e Bissexuais.

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), abriu o evento e destacou a importância de qualificar profissionais de saúde para o atendimento de mulheres lésbicas e bissexuais. Segundo a ministra, a oficina contribuirá para o fortalecimento das políticas de saúde integral para mulheres.

Para Menicucci, não é possível admitir que uma profissional não atenda com respeito as mulheres lésbicas e bissexuais que buscam informações ou atendimento junto às unidades de saúde. “É preciso avançar nessa questão, e muito precisa ser discutido. Estou aqui para reafirmar o compromisso do Governo Federal com essa população”, destacou.

A secretária Gilberta Soares disse que é de extrema importância ter protocolos na rede de saúde e políticas voltadas para mulheres lésbicas e bissexuais. “É um avanço na discussão e pensar no atendimento de maneira humanizada”, disse.

A coordenadora-geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Ester Vilela, reconheceu ser necessário formar profissionais de saúde capazes de abordagens específicas para mulheres com orientação sexual diferenciada. “O SUS precisa avançar para as singularidades e ampliar o acesso”, concluiu.

Oficina – Os trabalhos da oficina acontecem nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/04), em Brasília, e resultarão em diretrizes que nortearão o atendimento de mulheres lésbicas e bissexuais por profissionais de saúde, como a criação de protocolos específicos no SUS.