Fale Conosco

9 de abril de 2011

Secretaria da Educação orienta gerências sobre Prova e Provinha Brasil



A Secretaria de Estado da Educação, através do Programa de Avaliação (Proava), está realizando nas 12 Gerências Regionais de Educação orientação e divulgação da Prova Brasil/IDEB e Provinha Brasil/Avaliação da Alfabetização. “Estaremos visitando todas as gerências com o objetivo de motivar toda a comunidade escolar a atingir o grande desafio de melhorar a qualidade da Educação Básica no Estado da Paraíba”, explicou Iara Andrade de Lima, gerente do Proava.

Nos dias 29 e 30 de março, em João Pessoa, foi realizado um monitoramento com o mesmo objetivo para 150 gestores escolares da 1ª Gerência Regional de Ensino. Participaram da abertura a professora Iara Andrade de Lima e a gerente Wleica Quirino.

Prova Brasil – Foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando a melhoria da qualidade do ensino. A Prova Brasil é desenvolvida e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (ME).

Provinha Brasil – A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.