João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Educação lança publicação “Fanzine da Turma”

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014 - 10:07 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) lançou, durante o I Fórum de Líderes em Educação e Tecnologia do Norte e Nordeste, realizado na última semana, o Fanzine da Turma, publicação voltada para professores e alunos da 1ª série do Ensino Médio. Com tiragem trimestral, o fanzine usa a linguagem juvenil utilizando formas diferentes de falar de educação e tecnologia.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, destacou a importância da publicação: “Este é mais um trabalho voltado para os jovens que terá, em suas publicações seguintes, colaborações importantes de alunos e professores, fazendo um link entre educação e tecnologia”, disse a secretária.

Neste primeiro número foram abordados assuntos como o cyberbulling, o uso da linguagem da Internet e o uso dos tablets nas escolas. Na sessão “Conectado na Paraíba” são mostradas experiências bem sucedidas na rede estadual com o uso de tecnologias. Na sessão “Pinta por Aqui”, espaço destinado aos alunos, serão publicadas criações ilustrativas ligadas ao uso tecnológico, como tirinhas, desenhos ou histórias em quadrinhos criadas pelos alunos da rede. Os interessados devem enviar sua arte para o e-mail gatecpb@gmail.com.

Na sessão “Fica Ligado.com” serão divulgados trabalhos desenvolvidos pelo projeto de apoio à expressão juvenil “Se sabe de Repente”, desenvolvido pela SEE-PB. No projeto alunos do Ensino Médio da rede estadual participam, no contraturno das aulas, de atividades como oficinas temáticas e interações culturais com o objetivo de estimular o posicionamento e a troca de experiências dos jovens diante de questões como violência, sexo, promoção da saúde, cultura, esporte, trabalho, tecnologia, entre outros.

Já na sessão “Fala Mestre” será a vez dos professores divulgarem os trabalhos desenvolvidos em sala de aula utilizando a tecnologia na educação. Os professores poderão enviar para o e-mail gatecpb@gmail.com projetos com imagens para serem selecionados pela coordenação da publicação, que conta ainda com dicas de sites para os professores e alunos, com o objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

A ideia de produzir um fanzine surgiu por meio do Grupo de Apoio Tecnológico (Gatec), que realiza visitas às escolas. “Resolvemos criar essa publicação depois de vivenciar as dúvidas dos professores e alunos nas visitas realizadas pelo Gatec, então, este é um instrumento que auxilia os professores e ao mesmo tempo traz temas de interesse dos alunos”, contou a chefe do Núcleo de Educação à Distância (Nead) e do Gatec, Verônica Fragoso.

Fanzine – O fanzine vem da junção das palavras fã e magazine. Trata-se de uma publicação independente, direcionada a determinado público sobre assunto ao qual o produtor e os consumidores tenham conhecimento e sejam fãs. Os fanzines podem vir com notícias, quadrinhos, poemas e contos. Segundo fontes históricas, os primeiros fanzines surgiram em 1929, nos Estados Unidos. No Brasil, o surgimento dos primeiros fanzines data de 1965.